As startups estão buscando oportunidades disruptivas.
Não é novidade para ninguém que historicamente as grandes redes varejistas apresentam momentos de instabilidades e até riscos de falência, colocando em risco diversas indústrias que concentram as vendas em poucos clientes.
Sabe aquele papo de investidor que diz: “nunca coloque todos os ovos em uma sexta só, diversifique seus investimentos”, então, esse assunto é sério e as startups estão buscando oportunidades disruptivas.
Um case de sucesso recente tem chamado a atenção das pessoas e redes varejistas: Solo Snacks, uma startup de snacks saborosamente saudáveis, que iniciou suas atividades em setembro de 2019.
Empreender é um grande desafio, mas iniciar uma empresa poucos dias antes da pandemia, a maior crise vivida por nossa geração, fez com que os sócios da Solo Snacks já trabalhassem fora dos padrões normais das indústrias alimentícias tradicionais.
“Não bastavam nossos snacks serem deliciosos e surpreendentes, a única opção que tínhamos era descentralizar e pulverizar as vendas com parceiros comerciais, já que os comitês de compras das grandes redes estavam suspensos” disse Anderson Misumi (CEO e Fundador).
O foco na distribuição em pequenos varejistas surtiu efeito rápido, despertando o interesse de diversos segmentos para disponibilizar os snacks Fruta Pocket e Chips de Vegetais da Solo Snacks aos seus clientes. Atualmente os snacks são encontrados na Starbucks, KidZania, Academias, Oba Hortifruti, Super Mercados Zona Sul, Super Muffato, Ricoy, Hirota e agora no Grupo Pão de Açúcar.
“Mesmo presente nas grandes redes varejistas, nosso faturamento é bem equilibrado. Não podemos ficar dependentes de uma única rede. Conhecemos pequenas e grandes indústrias que o faturamento é superior a 30% em uma única rede”, completou Anderson Misumi.
A grande desvantagem enfrentada pelas startups é na negociação de espaços de mídias tradicionais, que são tomados pelas gigantes, restando as redes sociais como a única alternativa para falarem diretamente com seus potenciais consumidores. Através da comunicação assertiva, a Solo Snacks tem crescido rapidamente, pois, conseguiu estabelecer sua mensagem de que alimentos saudáveis, também podem ser deliciosos.
“Ser criativo e estudar o mercado são as únicas alternativas! Nossos snacks são surpreendentes e precisamos gerar essa experiência de consumo através de degustações em supermercados, eventos esportivos e até na praia. Além disso, descobrimos através de estudos que o posicionamento correto de Fruta Pocket é no setor de hortifruti, gerando um aumento de 50% nas vendas. Com essas informações, nossa equipe comercial e de trade marketing, precisam ser assertivos na execução” completou Thiago Novo, CMO e Co-Fundador da Solo Snacks.
Parcerias com profissionais de saúde e especialistas em alimentação são outras frentes importantes para a Solo Snacks.
Segundo Érika Baldiotti, criadora do Mundo BLW (@mundoblw), referência nacional de introdução alimentar e alimentação na primeira infância: “Tenho duas filhas com idade escolar e mesmo trabalhando todos os dias com alimentação infantil ainda me vejo tendo problemas nas escolhas diárias dos alimentos como opção de lanche fora de casa. Muitas vezes por falta de tempo ou criatividade, pensar em lancheira todos os dias é realmente um trabalho a mais. Fico muito feliz de saber que hoje conseguimos proporcionar uma alimentação mais equilibrada e saudável para nossas crianças, mesmo quando precisamos de praticidade no dia-a-dia, não necessitando mais ficar reféns de produtos industrializados cheios de açúcar, conservantes e um monte de ingredientes que não reconhecemos como alimentos”.
A crise está aí e não é de hoje! Muitos sucumbem, como o caso de grandes marcas que infelizmente se vão, porém, grandes oportunidades aparecem. O empreendedor que conseguir balancear a inovação e agilidade de uma startup, com o conservadorismo financeiro, tende a ganhar mercado cada dia mais.
Para conhecer mais sobre a Solo Snacks visite (@solo_snacks) ou solosnacks.com.br