Vamos saber quanto isto significa em dinheiro e como isto acontece.
Para começar vale saber que o Spotify é uma plataforma de streaming, como tantas outras que todas as pessoas que geram conteúdos em áudio podem fazer parte.
Ela não esta sozinha no mercado, tem como seus concorrentes, deezer, youtubemusic, tidal, applemusic entre outras plataformas.
Como o Spotify remunera seus geradores de conteúdo:
A empresa não costumava ter uma regra totalmente clara ate 2019 segundo o site “Loud & Clear” que é interativo e esclarece as questões de geração de rendas e como ele chega até o bolso dos artistas. Primeiramente é importante saber que este dinheiro não vai direto para as mãos de cantores ou artistas mas nas mãos de quem possui os direitos sob as musicas, isto é gravadoras e afins. Os Artistas e compositores escolhem seus titulares de direitos sob acordos onde inclusive permite que seu conteúdo esteja disponível dentro da plataforma.
Dentro disto e sem a clareza de informações, podemos afirmar que segundo dados do mercado a empesa paga 0,000348 centavo de dólares por cada execução, este valor pode ter variação se o ouvinte for assinante ou não, mas dentro de uma estimativa aproximada é possível calcular cerca de 325537,22 dólares, mesmo pensando em metade disto temos 162.768,61 dólares ou seja quase 800.000,00 reais na cotação de hoje.
Em um relatório de 2020 o spotify revelou que mais de 13 mil artistas permanecem com sua receita superior a 50.000 dólares por ano.
Receitas geradas Digitalmente :
No Instagram Anitta cobra cerca de 400 mil para divulgar marcas que desejam ser apresentadas em seus stories para seus 58,4 milhões de seguidores
No Youtube em seus vídeos a mesma fatura cerca de 103.000,00 por mês nos recursos disponíveis a todos que conquistaram mais de 4000 horas assistidas e tem a remuneração de USD0,60 a USD 7,60 por COM (custo por cada mil visualizações) os valores variam de acordo com o tema e frequência.
Tudo isto pode parecer absurdo e nada próximo a nossa realidade sem citarmos que em 2008 ela morava em uma casa em Honório Gurgel e declara que não tinha dinheiro para nada, e sabia que ou tinha direito ao almoço ou a janta por falta de recursos para as duas refeições e ouvindo de todos que jamais chegaria onde esta hoje.
Esta matéria não escrevo para ser mais uma a divulgar Anitta ou valores, mas para despertar que ela assim como tantos que possam ler não tinha recursos, e dentro deste contexto podemos citar diversos casos com algumas semelhanças, Anitta revela ter iniciado realizando shows de graça em favelas, beco ou buracos , relata ter aberto mão da juventude de 16, 17 anos para só pensar em música porque não tem como chegar a X sem abrir mão de Y.
Luísa Sonza que também ocupou este ranking esta semana, começou a sua carreira em Tuparendi, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, cantando em festivais aos sete anos de idade foi contratada pela banda Sol Maior, realizando diversos eventos até a adolescência.
Em 2014, ela criou um canal próprio em uma plataforma de streaming de vídeo e passou a publicar versões cover de músicas de vários artistas, o que fez com que ela ganhasse muita visibilidade na internet, passando a ser conhecida como “Rainha dos Covers”.
Pedro Sampaio o terceiro colocado desta semana iniciou sua carreira artística em 2017, postando vídeos de versões remixadas de canções de outros artistas no Youtube, o que fez Pedro ganhar visibilidade na internet e ser contratado para fazer shows, com músicas cantadas e produzidas por ele mesmo.[3] Em dezembro de 2018, ele assinou contrato com a gravadora Warner Music Brasil.[4]
E você, decide acreditar em seu conteúdo a partir de hoje para ocupar esta lista ou prefere ocupar o lugar de quem faz conteúdos descomprometidos e culpar as plataformas para não buscar a tão sonhada “sorte” que pode estar a sua espera