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Autoatendimento se torna tendência no Brasil

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Do iMac G3 até os mais modernos modelos de autoatendimento, a tecnologia tem avançado no país

O autoatendimento se tornou algo popular e cada vez mais tem espaço no mundo. Porém, a tecnologia não é nova e até mesmo gigantes da tecnologia, como a Apple, nos anos 90, já se aventuraram nesse mercado, quando a empresa lançou o seu icônico iMac G3 com touchscreen para esse propósito, sendo um dos únicos modelos da linha de computadores da marca a receber uma tela sensível ao toque.

Estes serviços têm uma longa trajetória de sucesso, sendo adotados por diversos setores tanto no Brasil quanto no mundo. No entanto, mesmo com essa popularidade, o segmento ainda possui um vasto campo para avanços, conforme destaca Tironi Paz Ortiz, fundador e CEO da Imply, uma destacada empresa brasileira no cenário tecnológico.

O autoatendimento é uma solução que permite aos clientes atender a si mesmos, proporcionando autonomia para consultas, serviços e pagamentos. Além de oferecer uma experiência mais conveniente para o cliente, o sistema de autoatendimento também tem como objetivos reduzir a demanda por atendimento físico e otimizar o trabalho dos colaboradores. De acordo com uma pesquisa da Croma Solutions, nos próximos três anos, pelo menos 60,4% dos consumidores planejam utilizar a tecnologia para efetuar suas compras.

“O autoatendimento é uma ferramenta poderosa que pode revolucionar a forma como as empresas interagem com seus clientes. Ele não apenas melhora a experiência do cliente, mas também traz benefícios tangíveis, como a redução de custos operacionais”, ressalta Ortiz.

Para entender como funciona o sistema de autoatendimento, é importante observar que os equipamentos são configurados previamente para diversas ações, garantindo um atendimento de qualidade. Existem diversos tipos de equipamentos para serviços de autoatendimento, desde sistemas de gestão de atendimentos e filas, que emitem senhas e gerenciam filas, até terminais multifunções que realizam pagamentos, consultas, vendas e muito mais, melhorando a experiência do cliente e reduzindo as filas.

A implementação bem-sucedida do sistema de autoatendimento requer uma abordagem estratégica. É essencial identificar o público-alvo e conhecer as necessidades dos clientes, criando um perfil de consumidor ideal. Além disso, compreender as necessidades da empresa, definir objetivos e metas, e alinhar a solução com as preferências dos clientes são etapas cruciais.

Além da iniciativa privada, o autoatendimento também tem ganhado espaço no setor público. Um exemplo disso é no Estado do Paraná, onde a Imply modernizou o atendimento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com terminais de autoatendimento em 78 municípios do estado, realizando mais de 2,5 milhões de atendimentos desde maio de 2018 até março deste ano, oferecendo comodidade e acesso a mais de 20 serviços.

O avanço das tecnologias de autoatendimento também tem se mostrado fundamental para melhorar a inclusão de pessoas com deficiência. Ao oferecer interfaces acessíveis, como telas sensíveis ao toque com recursos de voz e dispositivos de leitura em braile, o autoatendimento permite que pessoas com diferentes tipos de deficiência tenham maior autonomia e independência ao realizar tarefas cotidianas.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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6 em cada 10 brasileiros LGBT relatam dificuldades em conseguir trabalho

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Seis em cada dez brasileiros LGBTQIAPN+ relatam dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, segundo dados da terceira edição do estudo do Oldversity, produzido pelo Grupo Croma. Por outro lado, 52% percebe que marcas e empresas têm se ajustado mais às suas necessidades.

Quatro em cada dez pessoas creem que as lojas estão mais preparadas para atender o público LGBTQIAPN+. A Natura possui o maior índice de aceitação, com 33%; O Boticário, segunda no ranking, com 12%. Globo e Avon possuem 6%.

Fonte: Veja

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Marketing

Anunciantes estão mais otimistas e atentos às inovações em 2024

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64% acreditam que a inteligência artificial influenciará estratégias de marketing e comunicação

A 5ª edição do estudo Bússola de Marketing, realizado pelo Grupo Croma, investiga os planos dos anunciantes para os investimentos em marketing e comunicação e identifica padrões e tendências na composição desses investimentos para um futuro próximo.

Com apoio institucional da ABA, ABAP, CENP e AMPRO, foram ouvidos 119 executivos da indústria, serviços e do varejo que têm a responsabilidade pela decisão ou que influenciam como será alocado o budget de marketing e comunicação das marcas.

“O estudo percorre um valioso caminho de entendimento sobre o que pensam os anunciantes, apresentando um balanço do mercado sobre as principais escolhas de 2023, identificando apostas para o melhor uso do orçamento e trazendo recomendações que possam orientar esses investimentos no desafiador e competitivo cenário brasileiro”, explica Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.

Os anunciantes estão confiantes e 53% declaram estar otimistas para investir neste ano, principalmente no varejo (63%). Mas, ainda assim, estão cientes de que isso só será possível se apostarem mais no digital. Em geral, pretendem equilibrar o quanto vão investir em mídia (50%) e em produção (50%). Nas grandes empresas, mídia recebe intenção média de 60% de alocação da verba em mídia.

Entrevistados afirmam que pretendem destinar cerca de 34% do budget de mídia no digital e outros 33% deverão ser alocados em promoções, patrocínios e eventos. Isto sugere que há uma complementaridade e potencialidade entre os canais. Microempresas se mostram ainda mais propensas a investirem no digital (40%). Corroborando esta perspectiva de otimismo, 50% afirmam que aumentarão os investimentos em marketing, comparado ao ano anterior e declaram que pretendem alocar mais investimento no digital (cerca de 41% do total).

Inovação é um tema relevante e destino de 45% do investimento. Entre os anunciantes do setor de serviços, o investimento pode chegar a 51%. 36% dos anunciantes acreditam que os recursos destinados à inovação serão utilizados para iniciativas na área de tecnologia. Esta parcela é ainda maior entre anunciantes do setor de indústria (47%). Além de tecnologia, outros 22% acreditam que também haverá mais investimento em inovação para ofertas de serviços das empresas. ESG recebeu apenas 3% da verba.

Inteligência artificial também é um tema importante e influenciará muito ou consideravelmente estratégias e iniciativas das empresas em 2024, na opinião de 64% dos entrevistados. Há uma confiança ainda maior de que a inteligência artificial mudará a maneira de fazer marketing entre os anunciantes que pretendem aumentar os investimentos em mídia (80%).

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Penalty anuncia Damiano Sanna como seu novo gerente de marketing e relações esportivas

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Profissional tem passagem por multinacionais e acumula mais de 20 anos de experiência na área

A Penalty, tradicional marca brasileira de artigos esportivos fundada em 1970, acertou, nos últimos dias, a contratação de Damiano Sanna, que será o novo gerente de marketing e relações esportivas da empresa. O profissional atua há 24 anos na área e conta com passagem por companhias de renome, como Parmalat, BRF, BRMalls, GPA entre outras.
Na Penalty, Damiano será responsável por cuidar dos acordos comerciais que a companhia tem no âmbito esportivo – mais de 15, incluindo os patrocínios à Copa do Brasil e aos Brasileiros séries A e B, além das parcerias com a Federação Paulista de Futebol, Liga Nacional de Basquete, Magnus Futsal, Vôlei Renata e Bauru Basket. Também conduzirá todo o departamento de marketing, setor que engloba o gerenciamento das marcas e produtos, campanhas, redes sociais e eventos.
“É um grande orgulho trabalhar com uma marca tão tradicional e vitoriosa, em um segmento de mercado tão interessante e mágico que faz brilhar os olhos desde a menina de 8 anos, ao senhor de 80”, declara Damiano Sanna.
Há mais de duas décadas no setor, Sanna tem vasta experiência com planejamento estratégico, que também envolve posicionamento de marcas e produtos. Além disso, o novo gerente possui expertise em funil de inovação, plano de lançamento 360° e Trade Marketing.
Nos últimos anos, o profissional se dedicou ao varejo, com foco em estratégia, programas de fidelidade e omnicanalidade.

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