Connect with us

Empreendedorismo

Confira 7 passos de como criar um programa de sustentabilidade dentro da sua empresa

Published

on

Nos últimos dias se falou muito sobre questões sustentáveis e projetos que atendam as demandas dos pilares ambiental, social e econômico.

Com maior frequência, percebemos empresas e pessoas preocupadas com o consumo consciente, com o uso de materiais que reduzem o impacto ambiental ou social e ainda vemos uma divulgação ampla de atividades que visam compensar impactos ambientais causados em algum momento.

De fato, todos já sabemos disso, porém, como podemos aplicar essas medidas dentro da nossa empresa? Como podemos estruturar um programa sólido que de fato gere protagonismo?

Em resposta a essas perguntas, o gestor Luiz Otávio Goi Jr. listou abaixo sete tópicos de como criar um processo de sustentabilidade para sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

  Passo 1 – Implantar a política dos 5R´s: Muito tem se falado sobre a política dos 3R´s e sobre a gestão consciente dos resíduos, porém, a política dos 5R´s trata de uma visão muito mais abrangente e com isso em um pensamento mais sustentável em si para sua empresa.

 Repensar: O primeiro R vem do conceito de repensar os consumos e produtos. Trata de estudar o impacto gerado por algo antes mesmo da sua existência ou compra.

 Recusar: O segundo R trata de evitar consumir aquilo que sabemos que nos impactará negativamente. Recusar produtos, materiais e serviços que não estão ligados ao seu pensamento sustentável.

 Reduzir: O terceiro R fala sobre economia e uso consciente dos recursos. Consumir produtos se trata de uma necessidade, mas é sempre possível minimizar seu impacto com um projeto de redução e economia.

Reutilizar: Criar planos que possam evitar o desperdício de materiais é o primeiro passo do plano pós-consumo, mas aquilo que realmente precisou ser consumido, não pode ser reutilizado?

Reciclar: O quinto e último R trata dos casos em que realmente não foi possível realizar nenhum outro projeto e com isso o produto de fato chegou ao fim de sua vida útil. Nesse caso, pensar em materiais que sejam recicláveis, ajuda a fazer com que ele retorne a um novo ciclo de vida, sem que precise ser destinado como resíduo e gerando outro impacto ambiental.

 

  Passo 2 – Pense em sua pegada de carbono: A emissão de CO2 continua sendo amplamente discutida, e muitas empresas buscam neutralizar sua emissão. Na última reunião da Cúpula do Clima, o Brasil se comprometeu a neutralizar suas emissões até o ano de 2050, o que é um plano um tanto quanto apertado. Claro que para um país inteiro realizar essa atividade, será necessário que políticas de clima sejam criadas e com isso, as empresas precisarão tomar suas medidas. Para equilibrar a pegada de carbono é importante que a empresa antes de tudo levante uma descrição detalhada de suas emissões para entender quais os impactos principais causados por ela e para que se criem planos de ação para minimizar esse impacto. Além disso, no caso dos impactos que não sejam possíveis eliminar ou reduzir de imediato, existem métodos de compensação, através do sequestro de CO2 na atmosfera por intermédio de plantação de árvores e outros.

 

  Passo 3 – Crie indicadores para o consumo de energia e água: Controlar o consumo de energia elétrica e água além de ser ambientalmente positivo, também é economicamente inteligente. Os recursos finitos, têm sofrido reajustes severos nos últimos anos e com isso, as perdas energéticas têm gerado prejuízos de alta escala, portanto, controlar seu consumo nesses fatores, ajuda a equilibrar o consumo e impactam positivamente o meio ambiente.

Busque fontes alternativas: Uma dica importante quanto a água e efluente, está no uso de fontes alternativas. Utilizar-se de energia limpa e renovável, gera impactos importantes nas emissões de CO2, reduz impactos sociais causados por usinas e ainda apoiam questões ambientais por se tratarem de fontes que se renovam. Com a água devem ser estudadas estratégias semelhantes como o reuso dos efluentes gerados e captação de água da chuva, por exemplo.

 

Passo 4 – Fomente a economia circular: Uma das formas de lidar positivamente com os rejeitos gerados pela sua empresa é fazer com que eles sirvam de matéria prima para outros. A metodologia de trabalho da economia circular é basicamente realizar parceria entre empresas para que os resíduos de uma se transformem em produto para outras e com isso o ciclo de vida dos produtos seja estendido, reduzindo os resíduos sólidos destinados ao descarte.

Passo 5 – A educação ambiental deve ser prática diária e estratégica: Existem muitas empresas que realizam várias atividades interessantes no âmbito de projetos sustentáveis, porém, perdem seus programas pelo descumprimento por parte dos envolvidos. Para mudar isso, a educação ambiental deve ser estratégica dentro da empresa, visando criar o entendimento dos 5R´s como cultura para todos e com isso, garantir o funcionamento da coleta seletiva, uso consciente e rotinas de sustentabilidade.

  Passo 6 – Envolva e escute seus Stakeholders: Os stakeholders (como são conhecidos os players das empresas, que são: fornecedores, clientes, funcionários, acionistas, comunidades impactadas e afins) são as maiores fontes de informação e principalmente os mais impactados positiva ou negativamente pelas empresas. Tudo o que uma empresa realiza de forma sustentável, mexe diretamente com esses stakeholders, bem como as ações negativas têm um impacto diretamente proporcional. Ter os stakeholders envolvidos em seus projetos, fará com que você tenha feedbacks contínuos de seus impactos e ainda obtenha retornos ainda maiores quando engaja-los a realizar os mesmos programas que sua empresa.

Passo 7 – Seja transparente: Uma das questões principais da era da comunicação é ter informações claras e reais sobre as empresas e essa deve ser uma das grandes frentes que sua empresa deve atuar, se ela deseja de fato ser sustentável. Manter todos os interessados em sua empresa informados dos seus projetos e impactos lhe ajudará na criação de um relacionamento positivo e de confiança. Para fortificar essa transparência a empresa deve priorizar relatar suas emissões de CO2, divulgar periodicamente seus relatórios de sustentabilidade e ainda assumir publicamente seus compromissos com o trabalho justo, diversidade, igualdade de oportunidades, redução dos impactos ambientais e apoio a sociedade como um todo.

Criar um projeto de sustentabilidade requer empenho, compromisso, paciência e principalmente propósito. No início, o trabalho será intenso e com poucos frutos visíveis, mas trabalhar com sustentabilidade é assim: você faz agora para garantir o futuro.  Luiz Otávio Goi Jr.

 

Sobre Luiz Otávio Goi Jr.:

Com uma história de mais de 15 anos no mercado, o gestor empresarial Luiz Otávio Goi, tem desempenhado um papel importante no meio corporativo, desburocratizando e levando a gestão de negócios a um novo patamar.

Nascido na periferia de São Paulo, o jovem não teve facilidades na sua trajetória, estudou a vida toda em escolas públicas, e focou seus objetivos na construção de um futuro melhor, mudando a realidade do seu ciclo familiar.

Luiz se formou na área ambiental, se especializou em educação, saúde e segurança no trabalho, sistemas de gestão integrados e possui dois MBAs, Gestão empresarial e Sustentabilidade Empresarial. Ao longo de mais de 15 anos de experiência em gestão no ramo da indústria automobilística, de energia e bens de consumo se tornou gestor corporativo dos sistemas integrados de uma grande empresa, que conta com mais de 15 mil funcionários.

“Precisamos criar um mundo corporativo menos crítico e mais colaborativo”. Afirma Luiz Otávio Goi jr.

O gestor realiza um trabalho expressivo de divulgação de gestão empresarial e cultura corporativa de forma simplificada em suas redes sociais, e em mídias corporativas, a fim de promover a democratização do conhecimento.

 

Redes sociais:

 

Instagram: https://www.instagram.com/luiz_goijr/

Linkedinhttps://www.linkedin.com/in/luiz-ot%C3%A1vio-goi-junior-b2743

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Empreendedorismo

De advogada a Empresária de Sucesso: conheça Táta Coldibeli

Published

on

Nascida em Fartura, São Paulo, Patricia Coldibeli, iniciou seu negócio de sucesso no meio da pandemia, e mudou sua vida em 360 graus.

Formada em direito, Táta, como é carinhosamente chamada, resolveu largar a advocacia no meio da pandemia para exercer suas funções de mãe.

Essa escolha difícil teve repercussões financeiras significativas em sua vida e da sua família, resultando em desafios que a motivaram a buscar uma nova fonte de renda.

A solução seria um negócio que permitisse a ela conciliar suas responsabilidades maternas com a necessidade de sustentar sua família.

Em uma noite de oração, pediu um sinal a São José, e logo em seguida, descobriu pela internet as pipocas gourmet.

A jovem pesquisou muito sobre o tema, estudou e aprendeu muito, mas não tinha dinheiro para abrir seu próprio negócio, mas foi aí que a espiritualidade se manifestou através da fé.

Com apenas 10 centavos no bolso, a empresária teve a intuição de rifar uma imagem de Nossa Senhora das Graças, a ideia não poderia ter sido melhor, em poucos dias já tinha em mãos o dinheiro para começar a empreender. Começou a vender as pipocas em sua cidade que tem pouco mais de 2700 habitantes, mas rapidamente expandiu suas vendas para mais 4 cidades.

Ao passo que se aprimorava na feitura das pipocas, resolveu abrir um curso para ajudar outras pessoas que assim como ela queriam mudar de vida.

Os cursos foram um sucesso, e a projetaram nacionalmente e internacionalmente. Atualmente, tem alunos em todo o Brasil, além dos Estados Unidos, Portugal e Japão.

A história de sucesso da empresária tem inspirado muitas pessoas através do seu Instagram, que já conta com mais de 110 mil seguidores e dos programas de TV que participa.

Se você deseja conhecer mais sobre a história inspiradora de Táta e suas Pipocas Gourmet, siga-a no Instagram @pipocasdatata.gourmet.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Empreendedorismo

Empresária Luciane Vaz da 5 dicas para ser uma empreendedora de sucesso.

Published

on

Luciane ensina passo a passo de como conquistar o sucesso empreendendo em 2024

No mundo acelerado dos negócios, é preciso mais do que apenas uma ideia brilhante para se destacar. Luciane Vaz, empresária e influenciadora, compartilha sua jornada e os segredos para o sucesso no empreendedorismo em 2024. Prepare-se para descobrir insights valiosos que irão transformar a sua visão sobre o mundo dos negócios !

Conheça Seu Nicho:
“Entender profundamente o seu nicho é o primeiro passo para o sucesso”, revela Luciane. “Ao conhecer os detalhes e peculiaridades do seu mercado, você pode identificar oportunidades únicas e criar um negócio diferenciado que ressoa com seu público-alvo.”

Invista em Sua Mentalidade:
“A mentalidade é tudo”, enfatiza Luciane. “Manter uma mentalidade positiva e resiliente é essencial para superar os desafios do empreendedorismo. Esteja aberto a aprender, crescer e se adaptar às mudanças do mercado.”

Comece com Prestação de Serviço:
“Não subestime o poder da prestação de serviço”, adverte Luciane. “Oferecer valor desde o início é fundamental para construir uma base sólida de clientes leais. Comece resolvendo os problemas das pessoas e construa a partir daí.”

Se Eduque Constantemente:
“O aprendizado é uma jornada contínua”, destaca Luciane. “Invista em sua educação, mantenha-se atualizado com as tendências do mercado e busque sempre aprimorar suas habilidades. O conhecimento é a chave para o sucesso duradouro.”

Supere o Medo:
“O medo é natural, mas não deixe que ele te paralise”, aconselha Luciane. “Tenha coragem de enfrentar o desconhecido e seguir em frente, mesmo quando estiver com medo. É assim que crescemos e alcançamos nossos objetivos mais ambiciosos.”

Com sua sabedoria e experiência, Luciane Vaz nos lembra que o sucesso no empreendedorismo não acontece por acaso. Ao seguir esses princípios fundamentais – conhecer seu nicho, cultivar uma mentalidade forte, começar com prestação de serviço, buscar educação constante e enfrentar o medo com coragem -, você estará no caminho certo para alcançar grandes realizações em 2024 e além. Então, o que você está esperando? É hora de transformar seus sonhos em realidade e conquistar o mundo dos negócios!

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Empreendedorismo

Especialista Renato Pinilha fala sobre o mercado de trabalho na área de vendas

Published

on

Com mais de 20 anos de carreira, ele dá dicas para os profissionais da área

Renato Pinilha é um diretor comercial de perfil eclético, com 25 anos de experiência de Varejo com gestão Multicanal, com destaque ao Franchising, adquiridos em empresas de relevância nacional (empresas familiares) e internacional.

É formando em Programação Neurolinguística pela PNL (Sociedade Brasileira de PNL), Programa de Gestão Avançada (APG) por Amana Key, MBA em Varejo pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e tem Pós Graduação em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Em 2024 também entra no segmento como palestrante. “Entendi que poderia ser um palestrante quando comecei a conduzir convenções de vendas das empresas que atuava, além de ser o condutor de todo o evento, a fundamentação de temas que envolvia todo o ecossistema da empresa voltado para vendas era o diferencial que dava alma aos eventos. Foi aí que fui aprimorando técnicas e estudando temas, sempre com viés comercial, vendas, empreendedorismo”, conta.

Empreendedor nato, atualmente é sócio nas empresas Mopi Consultoria Empresarial, site Vai de Que? e Escola de PVD. Em seu currículo também estão atuações nas empresas Paramount Têxteis (Lacoste), Polo USA, Erlan Foods, Zoomp Confecções, Dana Cosméticos, Danone, Ambev e Allergan.

Para ele, 3 palavras resumem o fator de capacidade e desenvolvimento de qualquer pessoa e/ou empresa: comportamento, interação e emoção.

“No comportamento eu falo sobre estilo, a ideia de vida, naquilo que você é e acredita. O que lhe cerca e quais as influências que caracterizam o seu jeito de ser, família, amigos, estudos etc. E, claro, como isso está atrelado aos resultados da sua vida profissional. Já na interação eu abordo sobre a arte de se relacionar e se comunicar com tudo que está a sua volta. O que dá o tom, expressão, linguagem, o que envolve os dois mundos, o pessoal e o profissional. Por fim, a emoção, que é o que te move. A empatia de ser e estar, qual é a sua paixão? O que acelera o seu corpo, a sua mente, a sua alma. O que faz seu coração disparar, bater forte”, esclarece.

E continua. “Claro, tudo isso serve como conteúdo para dar valor ao ‘empreendedorismo’, intrínseco e foco da palestra. Para ser empreendedor é preciso, de alguma forma, equilíbrio destes itens, para que a ideia do sucesso seja viável. E se sucesso é capacidade de realização, não se tem sucesso sem capacidade comportamental, de interagir e se emocionar”.

O foco é vender? Então, siga essas dicas

Em sua capacidade técnica estão habilidade comercial, vendas, canais de vendas B2B e B2C – franchising, operações, marketing, produtos e pessoas, tendo atuado nos segmentos de confecção, calçados, cosméticos, alimentos e bebidas.

Segundo Pinilha, ao mesmo tempo em que vemos um crescimento constante na utilização de ferramentas tecnológicas e da inteligência comercial (e artificial) nos processos de vendas, a capacidade humana e os talentos multifuncionais também se tornam cada vez mais importantes na área comercial.

Em resumo, ele diz que o profissional de vendas do precisa:

– Ter um perfil multidisciplinar ou multifuncional (dentro da área comercial): ser um especialista dos processos que envolvem a dinâmica de vendas, olhando como funciona o ecossistema da empresa – entender de TI e marketing, mas também saber o que melhor se aplica ao core business da empresa e como ele, profissional de vendas/comercial pode agregar nessa visão;

– Ser um estudioso de produtos ou serviços: e ágil para buscar e absorver informações importantes sobre o seu mercado (concorrentes diretos e indiretos);

– Conhecer o funcionamento das principais tecnologias de vendas;

– Ter visão sistêmica, entender sobre canais de vendas e suas características: para garantir por qualificação um bom cargo e/ou a melhor forma de estruturar equipes e suas operações;

– Ter ambição: focado em resultados para objetivos e metas.

“Logo no início da minha carreira ouvi esta frase de um gerente, meu líder na época: ‘o caminhar é imperfeito e inconstante, mas as vistas e o aprendizado da caminhada compensam, não deixe ninguém dizer que você não consegue. Vai e faz e se não der certo, vai e faz de novo, até conseguir’. Essa fala foi o gatilho que eu precisava para acreditar na minha capacidade de realização. E acredito que sucesso é isso, capacidade de realização”, finaliza

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Facebook

Advertisement

Mais Lidas

Business3 dias ago

Feira de Santana (BA) recebe o maior showroom de madeira plástica da América Latina

A madeira ecológica ou plástica é um dos produtos que vem revolucionando o mercado de arquitetura, construção e de grandes...

Famosos4 dias ago

Medalhista Olímpico, Flávio Canto, fecha parceria com escola em Brasília

A Escola Suíça de Brasília investe no ensino esportivo de seus alunos como base A Escola Suíça de Brasília (SIS...

Business5 dias ago

TIVIT expande a sua oferta no mercado de crédito com inclusão da IA generativa Athena em solução da Stone Age

Tecnologia automatiza a avaliação de contratos sociais reduzindo em até 95% o tempo para tomada de decisão em transações com...

Marketing5 dias ago

Penalty anuncia Damiano Sanna como seu novo gerente de marketing e relações esportivas

Profissional tem passagem por multinacionais e acumula mais de 20 anos de experiência na área A Penalty, tradicional marca brasileira...

Esporte5 dias ago

Projeto de revitalização transforma ginásio esportivo e impacta população de Santo André

Desenvolvida pela Recoma, em parceria com a Secretária de Esporte, iniciativa busca redesenhar espaços públicos e incentivar a prática ao...

Esporte1 semana ago

Penalty inova nas cores em linha de tênis infantis

A temporada de retorno às aulas já começou, e é essencial reconhecer o papel vital que bons materiais implicam na experiência...

Gestão1 semana ago

80% dos alunos que prestaram vestibular quer ingressar imediatamente, mas apenas 6 em cada 10 sabem onde querem estudar

Pesquisa realizada pela Somos Young reforça a urgência na reformulação do modelo acadêmico para receber alunos durante todo ano letivo....

Celebridades2 semanas ago

Banda gaúcha atinge meio bilhão de streaming e famosos regravam a canção “Perigosa e Linda”

O reconhecimento do sucesso do grupo gaúcho despertou interesse em famosos, como o da cantora Roberta Miranda “Perigosa e Linda”....

Empreendedorismo2 semanas ago

De advogada a Empresária de Sucesso: conheça Táta Coldibeli

Nascida em Fartura, São Paulo, Patricia Coldibeli, iniciou seu negócio de sucesso no meio da pandemia, e mudou sua vida...

Business2 semanas ago

Após o carnaval, 8 a cada 10 brasileiros continuam endividados

60% possuem débitos com cartão de crédito em aberto e 43% buscam negociações com banco O começo do ano é...

Advertisement

Advertisement

Mais Lidas

Copyright © Meio e Markting - Todos os Direitos Reservados.