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Confira 7 passos de como criar um programa de sustentabilidade dentro da sua empresa

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Nos últimos dias se falou muito sobre questões sustentáveis e projetos que atendam as demandas dos pilares ambiental, social e econômico.

Com maior frequência, percebemos empresas e pessoas preocupadas com o consumo consciente, com o uso de materiais que reduzem o impacto ambiental ou social e ainda vemos uma divulgação ampla de atividades que visam compensar impactos ambientais causados em algum momento.

De fato, todos já sabemos disso, porém, como podemos aplicar essas medidas dentro da nossa empresa? Como podemos estruturar um programa sólido que de fato gere protagonismo?

Em resposta a essas perguntas, o gestor Luiz Otávio Goi Jr. listou abaixo sete tópicos de como criar um processo de sustentabilidade para sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

  Passo 1 – Implantar a política dos 5R´s: Muito tem se falado sobre a política dos 3R´s e sobre a gestão consciente dos resíduos, porém, a política dos 5R´s trata de uma visão muito mais abrangente e com isso em um pensamento mais sustentável em si para sua empresa.

 Repensar: O primeiro R vem do conceito de repensar os consumos e produtos. Trata de estudar o impacto gerado por algo antes mesmo da sua existência ou compra.

 Recusar: O segundo R trata de evitar consumir aquilo que sabemos que nos impactará negativamente. Recusar produtos, materiais e serviços que não estão ligados ao seu pensamento sustentável.

 Reduzir: O terceiro R fala sobre economia e uso consciente dos recursos. Consumir produtos se trata de uma necessidade, mas é sempre possível minimizar seu impacto com um projeto de redução e economia.

Reutilizar: Criar planos que possam evitar o desperdício de materiais é o primeiro passo do plano pós-consumo, mas aquilo que realmente precisou ser consumido, não pode ser reutilizado?

Reciclar: O quinto e último R trata dos casos em que realmente não foi possível realizar nenhum outro projeto e com isso o produto de fato chegou ao fim de sua vida útil. Nesse caso, pensar em materiais que sejam recicláveis, ajuda a fazer com que ele retorne a um novo ciclo de vida, sem que precise ser destinado como resíduo e gerando outro impacto ambiental.

 

  Passo 2 – Pense em sua pegada de carbono: A emissão de CO2 continua sendo amplamente discutida, e muitas empresas buscam neutralizar sua emissão. Na última reunião da Cúpula do Clima, o Brasil se comprometeu a neutralizar suas emissões até o ano de 2050, o que é um plano um tanto quanto apertado. Claro que para um país inteiro realizar essa atividade, será necessário que políticas de clima sejam criadas e com isso, as empresas precisarão tomar suas medidas. Para equilibrar a pegada de carbono é importante que a empresa antes de tudo levante uma descrição detalhada de suas emissões para entender quais os impactos principais causados por ela e para que se criem planos de ação para minimizar esse impacto. Além disso, no caso dos impactos que não sejam possíveis eliminar ou reduzir de imediato, existem métodos de compensação, através do sequestro de CO2 na atmosfera por intermédio de plantação de árvores e outros.

 

  Passo 3 – Crie indicadores para o consumo de energia e água: Controlar o consumo de energia elétrica e água além de ser ambientalmente positivo, também é economicamente inteligente. Os recursos finitos, têm sofrido reajustes severos nos últimos anos e com isso, as perdas energéticas têm gerado prejuízos de alta escala, portanto, controlar seu consumo nesses fatores, ajuda a equilibrar o consumo e impactam positivamente o meio ambiente.

Busque fontes alternativas: Uma dica importante quanto a água e efluente, está no uso de fontes alternativas. Utilizar-se de energia limpa e renovável, gera impactos importantes nas emissões de CO2, reduz impactos sociais causados por usinas e ainda apoiam questões ambientais por se tratarem de fontes que se renovam. Com a água devem ser estudadas estratégias semelhantes como o reuso dos efluentes gerados e captação de água da chuva, por exemplo.

 

Passo 4 – Fomente a economia circular: Uma das formas de lidar positivamente com os rejeitos gerados pela sua empresa é fazer com que eles sirvam de matéria prima para outros. A metodologia de trabalho da economia circular é basicamente realizar parceria entre empresas para que os resíduos de uma se transformem em produto para outras e com isso o ciclo de vida dos produtos seja estendido, reduzindo os resíduos sólidos destinados ao descarte.

Passo 5 – A educação ambiental deve ser prática diária e estratégica: Existem muitas empresas que realizam várias atividades interessantes no âmbito de projetos sustentáveis, porém, perdem seus programas pelo descumprimento por parte dos envolvidos. Para mudar isso, a educação ambiental deve ser estratégica dentro da empresa, visando criar o entendimento dos 5R´s como cultura para todos e com isso, garantir o funcionamento da coleta seletiva, uso consciente e rotinas de sustentabilidade.

  Passo 6 – Envolva e escute seus Stakeholders: Os stakeholders (como são conhecidos os players das empresas, que são: fornecedores, clientes, funcionários, acionistas, comunidades impactadas e afins) são as maiores fontes de informação e principalmente os mais impactados positiva ou negativamente pelas empresas. Tudo o que uma empresa realiza de forma sustentável, mexe diretamente com esses stakeholders, bem como as ações negativas têm um impacto diretamente proporcional. Ter os stakeholders envolvidos em seus projetos, fará com que você tenha feedbacks contínuos de seus impactos e ainda obtenha retornos ainda maiores quando engaja-los a realizar os mesmos programas que sua empresa.

Passo 7 – Seja transparente: Uma das questões principais da era da comunicação é ter informações claras e reais sobre as empresas e essa deve ser uma das grandes frentes que sua empresa deve atuar, se ela deseja de fato ser sustentável. Manter todos os interessados em sua empresa informados dos seus projetos e impactos lhe ajudará na criação de um relacionamento positivo e de confiança. Para fortificar essa transparência a empresa deve priorizar relatar suas emissões de CO2, divulgar periodicamente seus relatórios de sustentabilidade e ainda assumir publicamente seus compromissos com o trabalho justo, diversidade, igualdade de oportunidades, redução dos impactos ambientais e apoio a sociedade como um todo.

Criar um projeto de sustentabilidade requer empenho, compromisso, paciência e principalmente propósito. No início, o trabalho será intenso e com poucos frutos visíveis, mas trabalhar com sustentabilidade é assim: você faz agora para garantir o futuro.  Luiz Otávio Goi Jr.

 

Sobre Luiz Otávio Goi Jr.:

Com uma história de mais de 15 anos no mercado, o gestor empresarial Luiz Otávio Goi, tem desempenhado um papel importante no meio corporativo, desburocratizando e levando a gestão de negócios a um novo patamar.

Nascido na periferia de São Paulo, o jovem não teve facilidades na sua trajetória, estudou a vida toda em escolas públicas, e focou seus objetivos na construção de um futuro melhor, mudando a realidade do seu ciclo familiar.

Luiz se formou na área ambiental, se especializou em educação, saúde e segurança no trabalho, sistemas de gestão integrados e possui dois MBAs, Gestão empresarial e Sustentabilidade Empresarial. Ao longo de mais de 15 anos de experiência em gestão no ramo da indústria automobilística, de energia e bens de consumo se tornou gestor corporativo dos sistemas integrados de uma grande empresa, que conta com mais de 15 mil funcionários.

“Precisamos criar um mundo corporativo menos crítico e mais colaborativo”. Afirma Luiz Otávio Goi jr.

O gestor realiza um trabalho expressivo de divulgação de gestão empresarial e cultura corporativa de forma simplificada em suas redes sociais, e em mídias corporativas, a fim de promover a democratização do conhecimento.

 

Redes sociais:

 

Instagram: https://www.instagram.com/luiz_goijr/

Linkedinhttps://www.linkedin.com/in/luiz-ot%C3%A1vio-goi-junior-b2743

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Empreendedorismo

Especialista Andria Tuma explica o que é CEO de aluguel e as principais vantagens de contratar um profissional

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A conselheira consultiva e palestrante, Andria Tuma também falou sobre a desvantagem de ter um CEO Interino

Você sabia que é possível contratar um líder por apenas um período? Andria Tuma oferece o serviço para pequenas e grandes empresas. Ela explica como funciona o CEO de aluguel.

“É também conhecido como CEO interino, é um profissional experiente que é contratado por um período determinado para liderar uma empresa”, esclarece ela, que também pontua em situações a prática é utilizada:

“Mudança de liderança: Quando a empresa está buscando um novo CEO permanente.
Transição: Quando a empresa está passando por uma fase de transição, como uma fusão ou aquisição.
Crise: Quando a empresa está enfrentando uma crise e precisa de um líder experiente para tomar decisões difíceis.

Andria citou as principais vantagens de contratar um CEO de aluguel:

“Experiência: CEOs de aluguel geralmente possuem vasta experiência em liderança e gestão de empresas.
Visão imparcial: CEOs de aluguel podem oferecer uma visão imparcial sobre os desafios da empresa.
Flexibilidade: CEOs de aluguel podem ser contratados por um período determinado, o que oferece flexibilidade à empresa”

Andria listou a principal desvantagem de contratar o serviço.:”Custo: CEOs de aluguel podem ser caros.Mais caro ainda é você demorar a mudar de nível”

Sobre Andria Tuma

Andria Tuma começou sua carreira como auditora. Trabalhou também em várias empresas e no financeiro. “Eu sempre tive uma visão holística da empresa. Ela é um organismo vivo”, diz.

Após anos, a profissional percebeu que muitas das empresas em que fazia auditoria tinham o mesmo padrão de desenvolvimento e havia um padrão muito comum nas que pediam recuperação judicial. “Posso dizer que os maiores desafios do gestor que iniciou sua carreira lá de baixo é perenizar o legado. Para isso, muitos processos devem ser feitos. Uma empresa deve ser encarada como um projeto que precisa de cuidado para o crescimento. O dono muitas vezes está preocupado com a capacidade de pagamento de folha e de terceiros. Em muitos casos, nem recebe lucros ou de alguma forma esse recebimento se torna confuso para ele’, afirma.

Ela acredita que os maiores pecados de empresários é essa falta de discernimento. “Mas o que eu admiro muito é a coragem, a bravura e a resiliência. Quando eu trabalhei com auditoria e consultoria de gigantes empresas multinacionais, eu pude entender e mergulhar na história das empresas, principalmente os familiares e o meu amor pela governança começou quando eu pude ver empresas familiares se perenizando. E o maior exemplo de cultura perene é o da coroa britânica que passa anos e anos e a cultura permanece firme. Percebam que após o falecimento da rainha Elizabeth muitas coisas mudaram, mas bem poucas e essas poucas não afetam na gestão. Com isso, a gente conclui que o dono é o maior exemplo para uma empresa. Me especializei em trabalhar como conselheira de empresas familiares, muito embora eu ame atuar como conselheira e seja 11 áreas onde as mulheres ainda estão começando a ser bem atuantes”.

Pesquisando, ela entendeu que a terceirização de serviços é fundamental para pequenas e médias empresas. Por conta disso, criou o serviço de CEO eu de aluguel.

“Você pode contar comigo para diagnosticar sua empresa e te mostrar os pontos cegos. Em muitos casos, acompanho a implantação ou minha equipe faz a implantação” finaliza Andrea, que atende grandes empresas do Brasil.

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TXC Brand: marca traz estilo de roupas e acessórios inspirados no visual do Velho Oeste americano

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No contexto da moda, o termo Classic Western é usado para descrever um estilo de roupas e acessórios que são inspirados pelo visual do Velho Oeste americano. É uma estética que evoca uma sensação de rusticidade, aventura e um toque de nostalgia.

Segundo a TXC Brand, o estilo Classic Western na moda, incluem alguns elementos-chave como:

1. Peças em couro: O couro é um material amplamente utilizado nesse estilo. Jaquetas de couro, coletes, botas e cintos de couro são comuns. Essas peças costumam ter um aspecto envelhecido ou desgastado, lembrando o estilo dos cowboys e pistoleiros do passado.

2. Estampas de western: Estampas como xadrez, estampa quadriculada, paisley e estampas de animais são bastante populares no Classic Western. Essas estampas são comumente vistas em camisas, lenços ou bandanas.

3. Chapéus de cowboy: Um dos elementos mais icônicos do Classic Western é o chapéu de cowboy. Há uma variedade de estilos para escolher, como o famoso Stetson ou o estilo mais largo, como o Mexicano.

4. Jeans e denim: O denim é um tecido essencial nesse estilo. Calças jeans, camisas e jaquetas em denim são peças-chave que reforçam a atmosfera do Velho Oeste.

5. Bordados e detalhes: Elementos de bordados e detalhes trabalhados também são comuns no Classic Western. Podem ser encontrados em camisas, jaquetas, coletes e vestidos, dando um toque artesanal e autêntico às peças.

6. Acessórios: Cintos com fivelas grandes e ornamentos, lenços amarrados ao pescoço, botas de cowboy ou botas com franjas são acessórios frequentemente vistos nesse estilo.

O Classic Western na moda tem sido uma tendência recorrente e ganhou popularidade tanto nas passarelas quanto nas ruas. Segundo a TXC Brand, marca que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de vestuário, esse é um estilo que pode ser adaptado para ocasiões casuais ou eventos temáticos, adicionando um toque de aventura e charme ao guarda-roupa.

Saiba mais através das redes sociais:
https://instagram.com/txcbrand
https://instagram.com/rubensinacio

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

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Empreendedora celebra o impacto da estética na confiança e autoimagem das mulheres

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No Dia Internacional da Mulher, é crucial destacar histórias inspiradoras que não apenas celebram as conquistas femininas, mas também reconhecem a importância do empoderamento e da autoestima. Uma dessas histórias é a de Lau Ferreira, fundadora da Elpher, cuja jornada empreendedora não apenas transformou o mundo dos procedimentos estéticos, mas também impactou positivamente a vida das mulheres ao redor dela.

Lau Ferreira, uma empreendedora determinada, encontrou sua paixão nos procedimentos para cílios e sobrancelhas. Ao perceber o poder transformador desses tratamentos na autoestima das mulheres, ela não apenas criou uma marca, mas também se tornou uma voz inspiradora no campo da beleza e do empreendedorismo feminino.

“Ver a felicidade das clientes após cada atendimento foi me fazendo enxergar um valor nessa profissão que dinheiro nenhum paga”, compartilha Lau Ferreira, refletindo sobre a motivação por trás de seu negócio. Essa dedicação ao bem-estar e à confiança das mulheres é o cerne da missão da Elpher.

Os procedimentos estéticos oferecidos pela Elpher não se limitam apenas a aprimorar a aparência externa, mas também têm um impacto profundo na confiança e na autoimagem das mulheres. “Nossa maior realização é ver nossas clientes saírem daqui não apenas mais bonitas, mas também mais confiantes e felizes consigo mesmas”, afirma Lau Ferreira.

Além disso, a história de Lau Ferreira é uma inspiração para as mulheres empreendedoras. Enfrentando desafios e obstáculos, ela perseverou, construindo não apenas um negócio de sucesso, mas também uma comunidade de mulheres que se apoiam mutuamente e compartilham suas experiências.

“Acredito que o empreendedorismo feminino não é apenas sobre alcançar o sucesso individual, mas também abrir portas para outras mulheres seguirem seus sonhos. Neste Dia das Mulheres, devemos celebrar não apenas as realizações individuais, mas também o impacto coletivo das mulheres como agentes de mudança e inspiração”, conclui.

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