Todo empreendedor que busca a expansão dos seus negócios deve entender qual a importância do branding para a empresa. Diferentemente de uma visão antiga, em que as estratégias de publicidade funcionavam apenas para vender mais, hoje, é essencial para a construção da marca no mercado e para orientar o relacionamento da corporação com o público promovendo uma experiência única e fidelizando clientes.
Quando se fala em marketing digital, a internet é um meio vasto de possibilidades, tanto para quem busca oportunidades de negócios quanto para quem deseja encontrar os profissionais ideais para o seu projeto. Mas de nada adianta ter uma ampla lista de opções em mãos se a maioria não se encaixa nas suas necessidades ou no perfil do negócio, não é mesmo? Por isso, é importante ter objetivos muito bem definidos antes de iniciar a busca.
O especialista de Marketing Digital Filipe Brandão estuda esse tema há bastante tempo e diz que é possível afunilar bastante o processo de seleção, limitando a busca às pessoas com o nível de conhecimento ideal, mais qualificadas e preparadas para atender à demanda desejada. “Hoje no mercado tem diversos profissionais de marketing que nicha o segmento. Excelentes prestadores de serviços que são especialistas em comunicação de gastronomia, outros focados em contabilidade ou advocacia, por exemplo. Em nossa agência atendemos todas as áreas de profissional de serviço, mas nos tornamos referência em Estética, saúde e bem-estar devido os cases de sucesso em nossa história. Já são mais de 70 clínicas que assinamos o branding e comunicação em geral.” diz o especialista em marketing.
O profissional alerta a importância de entender também as necessidades se você como empreendedor precisa de uma agência ou um profissional contratado multitarefa no segmento (que é difícil encontrar). Uma agência te dá todo o suporte com uma equipe de redatores, publicitários, designer e gestores de tráfego, e até mesmo fotografia ou videomake. Tendo isso em mente, o próximo passo é descobrir onde o talento ou agência adequada está. Muitos profissionais de marketing digital preferem atuar de forma independente, como freelancers remotos, já a maioria das agências fecham contrato mínimo trimestral ou semestral em alguns casos.
“Aqui na agência temos uma entrega total, logicamente com a demanda em diversos estados do Brasil e até exterior não conseguimos executar o contrato completo de Social Media, então desfragmentamos e trabalhamos com parceiros locais como indicação. Exemplo: Uma clínica da em París, executamos toda a expertise necessária para fortalecer a marca e gerar conversões através de cronogramas mensais com nossas criações e desenvolvimentos, mas trabalhamos em conjunto com fotógrafos e videomakes na França como indicações paralelas para ser ainda mais eficaz o desenvolvimento.” explica Filipe Brandão.
Mas, quanto custa contratar um profissional de marketing digital ou uma agência?
Essa não é uma pergunta simples de responder, porque conta com uma série de variantes relacionadas tanto ao contratante quanto ao profissional.
“Primeiro, é importante pensar no tamanho do projeto de marketing digital desejado, quais os canais mais relevantes para a empresa, qual a expectativa de retorno (curto, médio ou longo prazo), entre alguns outros pontos importantes. Com essas informações em mãos, é possível começar a delinear um orçamento adequado para a tarefa.” afirma Filipe Brandão, que possui contratos entre R$3.600,00 a R$15.000,00 mensais.
Melhorar o envolvimento dos clientes com a empresa é fundamental para fidelizar e gerar uma sensação de pertencimento. Com o uso de estratégias adequadas de marketing, você consegue alcançar esse benefício de forma estratégica.
Filipe Brandão, profissional de marketing digital