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Empreendedorismo

Falta de habilidade em comunicação emocional agrava problemas intensificados durante a pandemia de Covid-19

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Em 2020, ano o mundo todo entrou em estado de alerta. A pandemia de Covid-19 exige uma resposta rápida da humanidade, que teve de se reinventar para sobreviver a este novo e difícil período. Mais de um ano depois percebe-se que a inevitável pressão, gerada pelos desdobramentos da pandemia, teve seus efeitos intensificados em muitas pessoas que não conseguiram a tempo desenvolver a habilidade da Comunicação Emocional.

Depressão, falência, separações e fins bruscos de ciclos de relacionamento são alguns dos resultados que podem ser evitados com um entendimento e gerenciamento melhor das emoções na comunicação.

Segundo o especialista, Rômulo Santana, a comunicação emocional é um estado de consciência dos sentimentos, dentro do processo de transmissão e recebimento de informações. “Nós nos comunicamos o tempo todo, seja intensamente, em nossos pensamentos ou com um terceiro e essa comunicação, por mais que muitas vezes acreditemos que é estritamente racional, ocorre através das emoções”, pontua.

Em um momento tão delicado como o que a humanidade atravessa, Santana aponta que a Comunicação Emocional pode ajudar as pessoas a lidar com os desafios que uma pandemia trouxe. “Ter sempre medo da doença, ficar longe dos amigos, ter de trabalhar em casa e enfrentar uma outra série de privações são fatores que são intensificados de forma crítica, se uma pessoa não consegue estabelecer uma comunicação que saudável seja, empática, e que respeite as partes envolvidas, e tome como parte envolvida, o próprio emissor. Com isto as pessoas vão ficar mais estressadas, não percebem que os problemas estão intensificados por este momento singular e não entendem como gerenciar bem como processos de comunicação minimizar os danos ”, afirma.

Como os resultados deste processo de comunicação deficitário, as pessoas desenvolvem cada vez mais doenças psíquicas, tem dificuldade de manter soluções e buscam soluções para os problemas. “A falta de habilidade em Comunicação Emocional pode culminar em altos índices de inadimplência, como pessoas descontam em compras desnecessárias para tentar suprir o não gerenciamento das emoções, a baixa estimativa e estão sempre precisando de“ algo ”para ser mais feliz ou mais bonita, assim como também em altos índices de divórcios, cada vez mais pessoas estão se divorciando por não saberem se comunicar emocionalmente e acabam se separando não pela falto do amor e sim pela falta de compreensão da comunicação do outro ”, explica.

Santana aponta ainda que a falta de habilidade em comunicação emocional pode inclusive ter impactos severos na economia. “Empresas duram em média, 01 ano no Brasil, e isso não ocorre apenas por não saber administrar, ou falta de conhecimento em empreendedorismo, está relacionado também ao não gerenciamento das emoções. A empresa existe, porque existem pessoas e as pessoas não sabem lidar com as emoções, como vão conseguir gerenciar seu próprio negócio? ”, Indaga.

Para o especialista, pensamento, gera sentimento, que gera comportamento que gera resultados. “Quando tomamos consciência do que estamos sentindo é como estivéssemos assumindo o controle dos nossos pensamentos e dessa forma conseguimos interver e gerenciar nossas emoções para ter maior clareza no objetivo da nossa comunicação, seja internamente ou com outro ser humano”, avalia.

O especialista aponta ainda que a Comunicação Emocional pode ser aplicada em todas as áreas da vida. “Nos serviços amorosos, profissionais, familiares, amigos e inclusive financeiro. A forma que nos comunicamos está diretamente relacionada aos nossos resultados. Quando eu me conecto com os meus sentimentos, eu consigo gerenciá-los e ter maior clareza dos objetivos e automaticamente, consigo conectar-se emocionalmente com a outra pessoa, e essa conexão faz o receptor de informação se encantar, confiar, interagir e, principalmente, compreender a minha informação ”.

Solução

Santana aponta que não existe um milagre do dia para a noite para adquirir uma Comunicação Emocional. O que existe é exige muito treino, prática e repetição para adquirir essa habilidade. Outro ponto importante, que esse exercício é diário e não existe um término para essa prática, em resumo, temos que praticar todos os dias, fazer parte da nossa rotina. Meditar, ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e fazer terapia são algumas das ações que podem ajudar neste processo ”, finaliza.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Empreendedorismo

De advogada a Empresária de Sucesso: conheça Táta Coldibeli

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Nascida em Fartura, São Paulo, Patricia Coldibeli, iniciou seu negócio de sucesso no meio da pandemia, e mudou sua vida em 360 graus.

Formada em direito, Táta, como é carinhosamente chamada, resolveu largar a advocacia no meio da pandemia para exercer suas funções de mãe.

Essa escolha difícil teve repercussões financeiras significativas em sua vida e da sua família, resultando em desafios que a motivaram a buscar uma nova fonte de renda.

A solução seria um negócio que permitisse a ela conciliar suas responsabilidades maternas com a necessidade de sustentar sua família.

Em uma noite de oração, pediu um sinal a São José, e logo em seguida, descobriu pela internet as pipocas gourmet.

A jovem pesquisou muito sobre o tema, estudou e aprendeu muito, mas não tinha dinheiro para abrir seu próprio negócio, mas foi aí que a espiritualidade se manifestou através da fé.

Com apenas 10 centavos no bolso, a empresária teve a intuição de rifar uma imagem de Nossa Senhora das Graças, a ideia não poderia ter sido melhor, em poucos dias já tinha em mãos o dinheiro para começar a empreender. Começou a vender as pipocas em sua cidade que tem pouco mais de 2700 habitantes, mas rapidamente expandiu suas vendas para mais 4 cidades.

Ao passo que se aprimorava na feitura das pipocas, resolveu abrir um curso para ajudar outras pessoas que assim como ela queriam mudar de vida.

Os cursos foram um sucesso, e a projetaram nacionalmente e internacionalmente. Atualmente, tem alunos em todo o Brasil, além dos Estados Unidos, Portugal e Japão.

A história de sucesso da empresária tem inspirado muitas pessoas através do seu Instagram, que já conta com mais de 110 mil seguidores e dos programas de TV que participa.

Se você deseja conhecer mais sobre a história inspiradora de Táta e suas Pipocas Gourmet, siga-a no Instagram @pipocasdatata.gourmet.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Empreendedorismo

Empresária Luciane Vaz da 5 dicas para ser uma empreendedora de sucesso.

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Luciane ensina passo a passo de como conquistar o sucesso empreendendo em 2024

No mundo acelerado dos negócios, é preciso mais do que apenas uma ideia brilhante para se destacar. Luciane Vaz, empresária e influenciadora, compartilha sua jornada e os segredos para o sucesso no empreendedorismo em 2024. Prepare-se para descobrir insights valiosos que irão transformar a sua visão sobre o mundo dos negócios !

Conheça Seu Nicho:
“Entender profundamente o seu nicho é o primeiro passo para o sucesso”, revela Luciane. “Ao conhecer os detalhes e peculiaridades do seu mercado, você pode identificar oportunidades únicas e criar um negócio diferenciado que ressoa com seu público-alvo.”

Invista em Sua Mentalidade:
“A mentalidade é tudo”, enfatiza Luciane. “Manter uma mentalidade positiva e resiliente é essencial para superar os desafios do empreendedorismo. Esteja aberto a aprender, crescer e se adaptar às mudanças do mercado.”

Comece com Prestação de Serviço:
“Não subestime o poder da prestação de serviço”, adverte Luciane. “Oferecer valor desde o início é fundamental para construir uma base sólida de clientes leais. Comece resolvendo os problemas das pessoas e construa a partir daí.”

Se Eduque Constantemente:
“O aprendizado é uma jornada contínua”, destaca Luciane. “Invista em sua educação, mantenha-se atualizado com as tendências do mercado e busque sempre aprimorar suas habilidades. O conhecimento é a chave para o sucesso duradouro.”

Supere o Medo:
“O medo é natural, mas não deixe que ele te paralise”, aconselha Luciane. “Tenha coragem de enfrentar o desconhecido e seguir em frente, mesmo quando estiver com medo. É assim que crescemos e alcançamos nossos objetivos mais ambiciosos.”

Com sua sabedoria e experiência, Luciane Vaz nos lembra que o sucesso no empreendedorismo não acontece por acaso. Ao seguir esses princípios fundamentais – conhecer seu nicho, cultivar uma mentalidade forte, começar com prestação de serviço, buscar educação constante e enfrentar o medo com coragem -, você estará no caminho certo para alcançar grandes realizações em 2024 e além. Então, o que você está esperando? É hora de transformar seus sonhos em realidade e conquistar o mundo dos negócios!

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Empreendedorismo

Especialista Renato Pinilha fala sobre o mercado de trabalho na área de vendas

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Com mais de 20 anos de carreira, ele dá dicas para os profissionais da área

Renato Pinilha é um diretor comercial de perfil eclético, com 25 anos de experiência de Varejo com gestão Multicanal, com destaque ao Franchising, adquiridos em empresas de relevância nacional (empresas familiares) e internacional.

É formando em Programação Neurolinguística pela PNL (Sociedade Brasileira de PNL), Programa de Gestão Avançada (APG) por Amana Key, MBA em Varejo pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e tem Pós Graduação em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Em 2024 também entra no segmento como palestrante. “Entendi que poderia ser um palestrante quando comecei a conduzir convenções de vendas das empresas que atuava, além de ser o condutor de todo o evento, a fundamentação de temas que envolvia todo o ecossistema da empresa voltado para vendas era o diferencial que dava alma aos eventos. Foi aí que fui aprimorando técnicas e estudando temas, sempre com viés comercial, vendas, empreendedorismo”, conta.

Empreendedor nato, atualmente é sócio nas empresas Mopi Consultoria Empresarial, site Vai de Que? e Escola de PVD. Em seu currículo também estão atuações nas empresas Paramount Têxteis (Lacoste), Polo USA, Erlan Foods, Zoomp Confecções, Dana Cosméticos, Danone, Ambev e Allergan.

Para ele, 3 palavras resumem o fator de capacidade e desenvolvimento de qualquer pessoa e/ou empresa: comportamento, interação e emoção.

“No comportamento eu falo sobre estilo, a ideia de vida, naquilo que você é e acredita. O que lhe cerca e quais as influências que caracterizam o seu jeito de ser, família, amigos, estudos etc. E, claro, como isso está atrelado aos resultados da sua vida profissional. Já na interação eu abordo sobre a arte de se relacionar e se comunicar com tudo que está a sua volta. O que dá o tom, expressão, linguagem, o que envolve os dois mundos, o pessoal e o profissional. Por fim, a emoção, que é o que te move. A empatia de ser e estar, qual é a sua paixão? O que acelera o seu corpo, a sua mente, a sua alma. O que faz seu coração disparar, bater forte”, esclarece.

E continua. “Claro, tudo isso serve como conteúdo para dar valor ao ‘empreendedorismo’, intrínseco e foco da palestra. Para ser empreendedor é preciso, de alguma forma, equilíbrio destes itens, para que a ideia do sucesso seja viável. E se sucesso é capacidade de realização, não se tem sucesso sem capacidade comportamental, de interagir e se emocionar”.

O foco é vender? Então, siga essas dicas

Em sua capacidade técnica estão habilidade comercial, vendas, canais de vendas B2B e B2C – franchising, operações, marketing, produtos e pessoas, tendo atuado nos segmentos de confecção, calçados, cosméticos, alimentos e bebidas.

Segundo Pinilha, ao mesmo tempo em que vemos um crescimento constante na utilização de ferramentas tecnológicas e da inteligência comercial (e artificial) nos processos de vendas, a capacidade humana e os talentos multifuncionais também se tornam cada vez mais importantes na área comercial.

Em resumo, ele diz que o profissional de vendas do precisa:

– Ter um perfil multidisciplinar ou multifuncional (dentro da área comercial): ser um especialista dos processos que envolvem a dinâmica de vendas, olhando como funciona o ecossistema da empresa – entender de TI e marketing, mas também saber o que melhor se aplica ao core business da empresa e como ele, profissional de vendas/comercial pode agregar nessa visão;

– Ser um estudioso de produtos ou serviços: e ágil para buscar e absorver informações importantes sobre o seu mercado (concorrentes diretos e indiretos);

– Conhecer o funcionamento das principais tecnologias de vendas;

– Ter visão sistêmica, entender sobre canais de vendas e suas características: para garantir por qualificação um bom cargo e/ou a melhor forma de estruturar equipes e suas operações;

– Ter ambição: focado em resultados para objetivos e metas.

“Logo no início da minha carreira ouvi esta frase de um gerente, meu líder na época: ‘o caminhar é imperfeito e inconstante, mas as vistas e o aprendizado da caminhada compensam, não deixe ninguém dizer que você não consegue. Vai e faz e se não der certo, vai e faz de novo, até conseguir’. Essa fala foi o gatilho que eu precisava para acreditar na minha capacidade de realização. E acredito que sucesso é isso, capacidade de realização”, finaliza

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