Connect with us

Negócios

Greener: Token focado no ESG e preservação ambiental revoluciona o mercado de créditos de carbono no Brasil

Published

on

Greener Preservation Token - Foto: Divulgação

A Greener Preservation Token (GPT) negocia tokens individuais de preservação, com origem auditada, de florestas preservadas da Amazônia brasileira.

O mercado voluntário de créditos de carbono, no ano de 2021, bateu a marca de US$ 2 bilhões de dólares em volume de negociação e existe a expectativa de que ele dobre de tamanho até 2027, atingindo a marca de U$$ 4 bilhões de dólares. Os dados são da Ecosystem Marketplace, uma instituição que se dedica a reunir e publicar artigos oficiais, notícias e relatórios anuais sobre o mercado voluntário de carbono. Embora a expectativa de crescimento seja significativa, ela ainda não é suficiente para que as metas definidas pelo Acordo de Paris sejam alcançadas, fato que abre espaço para futuras tendências de entrada de capital nesse segmento.

O mercado voluntário de carbono acaba sendo considerado pouco transparente e fragmentado, pois é significativo o número de intermediários presentes no processo de compra e venda de crédito de carbono. Além disso, não há unicidade, ou seja, são diversos tipos de crédito de carbono cujas transações ocorrem em diferentes sistemas isolados. Dessa forma, pode-se dizer que o mercado voluntário possui uma série de ineficiências, que representam uma barreira para a sua escalabilidade.

Nesse contexto, a tecnologia blockchain um mercado com rastreabilidade, transparência, governança e mais segurança, trazendo maior liquidez e se apresenta como uma possível solução de cunho tecnológico, que possibilita o desenvolvimento de um mercado líquido, seguro, eficiente, transparente e sem a necessidade de intermediários. Assim, ela proporciona as seguintes vantagens, tendo em vista os problemas hoje existentes no mercado tradicional de crédito de carbono:

Transparência em relação às informações referentes aos projetos, uma vez que podem ser verificadas na rede;
● Imutabilidade, pois uma vez que a informação é imputada nos blocos, os dados não podem ser alterados;
● Possibilita compras e offsets programados;
● Liquidez para que pessoas físicas e jurídicas possam ter acesso aos Tokens.

É nessa esteira que nasce a Grenner e o seu produto, o Greener Preservation Token (GPT), em português, Token de Preservação Greener. O GPT consiste na materialização da iniciativa de promover a tokenização de ativos ambientais oriundos dos mais diversos tipos de serviços de preservação do meio ambiente e da manutenção de suas estruturas naturais, viabilizando, através de um canal digital, transparente, simples, seguro e de fácil acesso a todos e a toda a sociedade, a participação nessas iniciativas sustentáveis. O GPT, assim, em sua essência, é um criptoativos destinado ao fomento à preservação e à compensação de passivos ambientais.

Todos os ativos ambientais tokenizados pela Greener e transformados em GPTs passam por um prévio e austero sistema de diligência, validação e auditoria, no qual são examinados desde a titularidade e a cadeia dominial das áreas em que os projetos de originação são desenvolvidos, passando pelos inventários florestais, relatórios de medição, formalizações dos compromissos de preservação, metodologia e certificação utilizados, até a geração definitiva de cada uma das toneladas de CO² que são disponibilizadas à plataforma para tokenização.

A partir deste momento, uma vez superada a fase inicial de diligência e, estando integralmente adequados aos parâmetros da originação, cada uma das toneladas de CO² equivalentes (1 ton. CO²) geradas nos projetos e submetidas à tokenização sendo individualizadas e singularmente identificadas, passando a adquirir um “número específico de série” – uma hash – tal como um chassis, o qual acompanhá-la-á desde o início do processo de tokenização até a sua aposentadoria definitiva, quando vier a ser utilizada para a compensação de determinada pegada de emissão de CO² de seu respectivo titular.

Sobreleva destacar que os GPTs, atualmente, constituem a primeira e única iniciativa no mundo em ativos ambientais que são individualizados e numerados previamente ao processo de tokenização, de modo que os Tokens gerados a partir do respectivo processo de digitalização acabam por nascer com a característica de unicidade, ou seja, nascem referindo-se cada um a cada uma tonelada específica de CO² equivalente constante de sua base.

Os ativos do GPT são provenientes da conservação de mais de 530 mil hectares de florestas nativas localizadas no Bioma Amazônico, distribuídos em, aproximadamente, 216 diferentes propriedades rurais, especificamente nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Pará.
Cada UEC materializa os serviços de conservação, florestas nativas e de sua respectiva biodiversidade, estando definida na legislação brasileira como um ativo financeiro, intangível e transferível, representativa de uma tonelada de CO² equivalente estocado, conforme preceitua o artigo 2º, inciso XI do Decreto 11.075/2022.

O token Greener usa ainda um sistema homologado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban);

Ele já pode ser adquirido por empresas que querem reforçar suas práticas sustentáveis por meio da plataforma https://begreener.io e já roda na Polygon – um protocolo que permite construir e conectar blockchains que sejam compatíveis com a rede Ethereum.

Afirma o CEO da Greener Cláudio Olímpio e Felipe Russowski presidente do Conselho de Administração.

Greener Preservation Token - Foto: Divulgação

Greener Preservation Token – Foto: Divulgação

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Brasil e Chile serão potências econômicas da América Latina em 2024, segundo estudo

Published

on

By

De acordo com o Mastercard Economics Institute (MEI), os gastos reais dos consumidores registraram um aumento de 1,9% no ano

A redução da inflação e da taxa de juros prometem impulsionar a economia brasileira em 2024. Segundo o relatório ”Perspectivas Econômicas 2024”, do Mastercard Economics Institute (MEI), projeta-se que o país, juntamente com o Chile, se torne uma das maiores potências da América Latina.

De acordo com o especialista Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios: “Atualmente, o país figura em nono lugar no ranking das maiores economias mundiais, e se consagrado as estimativas, ganhará mais destaque entre as grandes potências, aumentando, assim, a confiança do investidor e do consumidor”.

O estudo estima que os gastos reais do consumidor registraram um aumento de 1,9% ao ano. Já na inflação de preços, espera-se uma alta de 4,1%. Em relação aos juros, a perspectiva também é positiva, uma vez que a projeção da Selic para o ano de 2024 é de 9%, conforme aponta o Banco Central (BC).

Em relação aos fatores de riscos para a economia, o levantamento afirma que uma desaceleração econômica no exterior, especialmente na China e nos Estados Unidos, pode trazer consequências para o desempenho econômico brasileiro. “Estamos falando de dois países que representam uma força gigante no crescimento global. Dessa forma, qualquer diminuição impactará o mercado como um todo por conta das interconexões mundiais”.

A expectativa da queda da inflação do Brasil faz parte do movimento da soma de outras economias, que devem levar a somatória global para o patamar de 4,9%, uma redução de 1,1%. O PIB Mundial, por sua vez, deve obter um aumento real de 2,9% em 2024, em comparação aos 3% no ano passado, estima a Mastercard.

As projeções englobam a análise de 45 economias do mundo, incluindo a América Latina. Embora estima-se o cenário global mais estável, quando comparado aos três últimos anos, neste ano a economia ainda estará em processo de reequilíbrio, ou seja, os consumidores e as empresas estarão mais atentos na priorização dos gastos e investimentos.

“Com a redução dos juros e da inflação, o cenário brasileiro terá mais estabilidade, com o aumento de poder de compra, investimento e auxílio na diminuição do número de endividados, que aumentou de forma significativa na pandemia e continua impactando a economia”, finaliza Lamounier.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Negócios

Alaa Barber: Da Maestria à Estética – Transformando a Barbearia Moderna com Excelência Empresarial

Published

on

Nascido no Líbano, Alaa Bzeih iniciou sua jornada na arte da barbearia ainda na adolescência. Sua paixão e dedicação o conduziram por uma trajetória de aprendizado constante, moldando-o em um renomado profissional com mais de 15 anos de experiência.

Estabelecido no Brasil há mais de uma década, Alaa não é apenas um barbeiro, mas um verdadeiro artista que enxerga além das técnicas tradicionais da estética masculina.

Atualmente desempenhando os papéis de marido, pai e empresário, Alaa conquistou reconhecimento nacional por suas técnicas inovadoras que vão muito além das lâminas e tesouras convencionais.

Ele não apenas esculpe visuais, mas se tornou um especialista em entender as necessidades individuais de cada cliente, combinando sua habilidade artística com uma sensibilidade única.

A importância crescente do cuidado masculino destaca-se no cenário contemporâneo, homens modernos reconhecem cada vez mais a relevância de uma barba bem feita e um cabelo impecavelmente cortado para sua autoestima e confiança. Alah não apenas atende a essa demanda em ascensão, mas lidera o caminho, oferecendo experiências transformadoras que transcendem o comum.

A história pessoal de Alaa, vindo do Líbano para estabelecer-se no Brasil, adiciona uma dimensão única à sua jornada. Essa experiência multicultural reflete-se em sua abordagem inclusiva e na capacidade de compreender a diversidade de estilos e preferências de seus clientes.

Os Homens estão buscando cada vez mais serviços que vão além do básico, e a habilidade de Alah em proporcionar não apenas cortes de cabelo, mas experiências que elevam a autoestima e contribuem para a redefinição dos cuidados masculinos.

Siga Alaa, em suas redes sociais:
@alaabarberr

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Business

CEO da startup PWTech entra em lista das personalidades mais influentes da tecnologia no Brasil em 2023

Published

on

By

Divulgado pela Agência Nexxt Media Research, documento selecionou 30 nomes de destaque, dentre eles o executivo da startup brasileira reconhecida pela ONU como solução humanitária por levar água potável a regiões carentes

Em um país que possui uma proporção média de 1,2 smartphones para cada habitante, o impulsionamento do setor da tecnologia é natural e reflete em diversos segmentos, tendo impacto direto em áreas como saúde, educação, meio ambiente e sustentabilidade. Com o intuito de expandir os negócios e os serviços oferecidos, muitos profissionais brasileiros estão inseridos em projetos sinônimos de inovação e avanço, destinados à sociedade e ao desenvolvimento tecnológico.

Nesta quinta-feira (4), foi divulgada pela Agência Nexxt Media Research, a lista das personalidades mais importantes do setor da tecnologia em 2023. No total, 30 nomes foram selecionados. Abaixo, separamos quatro profissionais de destaque no setor de startups, sustentabilidade e sociedade. Confira:

Fernando Silva : CEO da PWTech, startup de purificação de água contaminada reconhecida pela ONU como uma solução humanitária de acesso. Fundada no início de 2019, a companhia foi criada com o intuito de mudar o cenário atual, trazendo uma solução inovadora ao possibilitar a chegada de água potável nas regiões mais remotas do país e do mundo. Através da tecnologia, mais de 100 milhões de litros de água potável foram fornecidos para comunidades carentes no Brasil. Recentemente, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, a startup enviou 150 purificadores para a Faixa de Gaza, região fortemente impactada pela guerra entre Israel e Hamas.

Jonathas Freitas: Empreendedor com um portfólio diversificado, incluindo empresas como Blitzpay e ManyContent, além de investimentos em várias startups no Brasil, Estados Unidos, Suíça e Ásia. Nos anos de 2022 e 2023, expandiu seus negócios para novos setores, como cosméticos, hotelaria e setor imobiliário, ao mesmo tempo em que continua sendo uma das principais figuras no campo da tecnologia.

Tânia Consentino: Presidente da Microsoft Brasil e reconhecida como uma das mulheres mais influentes no mundo dos negócios, além de ser uma defensora da sustentabilidade.

Maitê Lourenço: CEO da BlackRocks. A startup nasceu em 2016 com o objetivo de promover acesso à população negra em ambientes altamente inovadores e tecnológicos. A empresa é liderada por mulheres negras que apoiam pessoas e negócios inovadores, lucrativos e tecnológicos.

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

Continue Reading

Facebook

Advertisement

Mais Lidas

Celebridades19 horas ago

Banda gaúcha atinge meio bilhão de streaming e famosos regravam a canção “Perigosa e Linda”

O reconhecimento do sucesso do grupo gaúcho despertou interesse em famosos, como o da cantora Roberta Miranda “Perigosa e Linda”....

Empreendedorismo23 horas ago

De advogada a Empresária de Sucesso: conheça Táta Coldibeli

Nascida em Fartura, São Paulo, Patricia Coldibeli, iniciou seu negócio de sucesso no meio da pandemia, e mudou sua vida...

Business1 dia ago

Após o carnaval, 8 a cada 10 brasileiros continuam endividados

60% possuem débitos com cartão de crédito em aberto e 43% buscam negociações com banco O começo do ano é...

Business3 dias ago

Brasil tem 4 em cada 10 Edtechs mais promissoras da América Latina, segundo HolonIQ

O reconhecimento selecionou 100 empresas na região e analisa o desenvolvimento e implementação de tecnologias educacionais Dados da premiação “The...

Geral3 dias ago

Perfumaria Francesa investe no público latino e conquista consumidores fiéis

À medida que nos aproximamos das Olimpíadas de Paris 2024, os olhos do mundo se voltam para a cidade que...

Celebridades4 dias ago

Com Endrick, Prova Bate e Volta e Pocah, Neosa ativa patrocínio do BBB 24

Lucas Henrique chamou a Neosa e se salvou das dores de cabeça do nono paredão  A Neosaldina, marca referência no...

Método i9 empreendedor por Camila Silveira6 dias ago

Camila Silveira, esclarece sobre os Avanços da Neuralink: Desafios Éticos e Promessas Tecnológicas em Foco

A recente divulgação dos avanços da Neuralink, empresa fundada pelo empresário Elon Musk, na criação de um chip cerebral implantável,...

Entretenimento7 dias ago

Sucesso na temporada 2023 o Cola Mais Podcast estreia em 2024

Idealizado e apresentado por Douglas Magoo, Cola Mais Podcast encerra temporada e traz novidades para 2024 Sucesso foi a palavra...

Famosos1 semana ago

Ativações, espaços instagramáveis e influenciadores engajam marcas e espaços vips no carnaval

Muito além do entretenimento e de forma criativa, grandes marcas fidelizam clientes e geram engajamentos nas redes Grandes camarotes do...

Negócios2 semanas ago

Brasil e Chile serão potências econômicas da América Latina em 2024, segundo estudo

De acordo com o Mastercard Economics Institute (MEI), os gastos reais dos consumidores registraram um aumento de 1,9% no ano...

Advertisement

Advertisement

Mais Lidas

Copyright © Meio e Markting - Todos os Direitos Reservados.