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Marketing de Incentivo: o que fazem as empresas para reter talentos mais exigentes

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Pesquisa que revelou alta procura de brasileiros por novos empregos e melhores condições acende o alerta sobre como recompensar colaboradores de forma mais efetiva para mantê-los nas equipes

Reter talentos pode ser uma tarefa complicada quando uma empresa não entende os reais desejos de valorização e ascensão dos colaboradores. Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn mostrou que 60% dos trabalhadores brasileiros desejam trocar de emprego ainda neste ano, sendo a busca por melhores condições salariais o principal motivo, citado por 40% dos entrevistados. Este cenário, que em contrapartida mostra a maioria das empresas (68%) sem intenção de conceder aumentos, segundo o mesmo levantamento, abre espaço para a consolidação de plataformas de incentivo inteligente, que levam em conta a liberdade das equipes na hora de escolher recompensas e benefícios que atendam seus principais interesses.

Os profissionais estão cada vez mais confiantes sobre suas habilidades e sobre a forma como podem contribuir, buscando a valorização também em aspectos tão ou mais importantes que o salário, como a flexibilidade e o bem-estar no ambiente de trabalho. E neste sentido, contar com uma política de marketing de incentivo bem estruturada faz toda a diferença.

Para as empresas, o retorno vai além da retenção dos colaboradores em suas equipes, já que flexibilizar os benefícios é também uma importante ferramenta para engajamento e aumento de desempenho. O estudo Employee Happiness Index de 2019, publicado pela Benify, revelou que os colaboradores mais satisfeitos com os benefícios oferecidos alcançam níveis de engajamento 11,5% maiores que a média e 25,2% superiores em relação aos colegas menos satisfeitos.

Segundo Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, empresa responsável pelo primeiro software de incentivos flexíveis do País, muitos participantes de campanhas já enxergam o resgate de prêmios como crescimento pessoal e até mesmo como complemento de renda. “Em primeiro lugar, é preciso entender o que motiva seus colaboradores e, em seguida, buscar um leque de recompensas mais abrangente e, consequentemente, mais assertivo. Se, por exemplo, a motivação de grande parte de seus colaboradores envolve questões salariais, oferecer incentivos financeiros para que eles cumpram as metas no prazo estipulado se mostra um caminho efetivo”, afirma.

Nesses casos, destacam-se recompensas como vale-combustível — que ameniza gastos em tempos de alta da gasolina, pagamento de boletos a partir dos pontos e o resgate de dinheiro através do PIX. Em 2022, um levantamento da Incentivar que analisou o comportamento de 1.836 participantes de campanhas — de diversas empresas clientes do software, como Coca-Cola Femsa, iFood, Remax, Hypera e Marilan — mostrou que, somente no primeiro semestre, a opção de receber recompensas em dinheiro, através do PIX, cresceu 80% em relação ao mesmo período de 2021.

Quando as questões familiares e afetivas, por exemplo, são os aspectos que mais mexem com a satisfação do colaborador, Rodolfo aponta para alternativas como experiências que podem ser usufruídas em conjunto, como jantares, parques de diversão e espetáculos.

“Nossa plataforma mantém a possibilidade de troca de pontos por eletrônicos, móveis e outros itens de desejo, como tradicionalmente é feito em campanhas de incentivo, mas desde a nossa criação apostamos em oferecer outras alternativas, como experiências exclusivas, resgate de vales-combustível de maior valor, pagamento de boletos,” diz.

Flexibilização de jornada

Outras ações simples como a redução da jornada de trabalho, por exemplo, acabam por resultar em aumento de produtividade, como é o caso da Beedoo, startup focada em treinamento. “Além de adotar o modelo híbrido, implementamos a redução da jornada de trabalho por meio do programa ‘Beeout’”, conta o CEO Daniel Lima.

Através do programa, cada funcionário pode escolher duas sextas-feiras do mês para tirar folga e o impacto da medida na satisfação dos trabalhadores, segundo a empresa, foi maior do que o de aumento dos salários. “As pessoas relatam ter mais tempo para a família, para estudar, para limpar a casa, ir ao banco, ao cabeleireiro, o que seja, para se dedicar a atividades pessoais”, relata Maira Mainardi, Head de People and Culture da Beedoo.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Marketing

6 em cada 10 brasileiros LGBT relatam dificuldades em conseguir trabalho

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Seis em cada dez brasileiros LGBTQIAPN+ relatam dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, segundo dados da terceira edição do estudo do Oldversity, produzido pelo Grupo Croma. Por outro lado, 52% percebe que marcas e empresas têm se ajustado mais às suas necessidades.

Quatro em cada dez pessoas creem que as lojas estão mais preparadas para atender o público LGBTQIAPN+. A Natura possui o maior índice de aceitação, com 33%; O Boticário, segunda no ranking, com 12%. Globo e Avon possuem 6%.

Fonte: Veja

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Marketing

Anunciantes estão mais otimistas e atentos às inovações em 2024

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64% acreditam que a inteligência artificial influenciará estratégias de marketing e comunicação

A 5ª edição do estudo Bússola de Marketing, realizado pelo Grupo Croma, investiga os planos dos anunciantes para os investimentos em marketing e comunicação e identifica padrões e tendências na composição desses investimentos para um futuro próximo.

Com apoio institucional da ABA, ABAP, CENP e AMPRO, foram ouvidos 119 executivos da indústria, serviços e do varejo que têm a responsabilidade pela decisão ou que influenciam como será alocado o budget de marketing e comunicação das marcas.

“O estudo percorre um valioso caminho de entendimento sobre o que pensam os anunciantes, apresentando um balanço do mercado sobre as principais escolhas de 2023, identificando apostas para o melhor uso do orçamento e trazendo recomendações que possam orientar esses investimentos no desafiador e competitivo cenário brasileiro”, explica Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.

Os anunciantes estão confiantes e 53% declaram estar otimistas para investir neste ano, principalmente no varejo (63%). Mas, ainda assim, estão cientes de que isso só será possível se apostarem mais no digital. Em geral, pretendem equilibrar o quanto vão investir em mídia (50%) e em produção (50%). Nas grandes empresas, mídia recebe intenção média de 60% de alocação da verba em mídia.

Entrevistados afirmam que pretendem destinar cerca de 34% do budget de mídia no digital e outros 33% deverão ser alocados em promoções, patrocínios e eventos. Isto sugere que há uma complementaridade e potencialidade entre os canais. Microempresas se mostram ainda mais propensas a investirem no digital (40%). Corroborando esta perspectiva de otimismo, 50% afirmam que aumentarão os investimentos em marketing, comparado ao ano anterior e declaram que pretendem alocar mais investimento no digital (cerca de 41% do total).

Inovação é um tema relevante e destino de 45% do investimento. Entre os anunciantes do setor de serviços, o investimento pode chegar a 51%. 36% dos anunciantes acreditam que os recursos destinados à inovação serão utilizados para iniciativas na área de tecnologia. Esta parcela é ainda maior entre anunciantes do setor de indústria (47%). Além de tecnologia, outros 22% acreditam que também haverá mais investimento em inovação para ofertas de serviços das empresas. ESG recebeu apenas 3% da verba.

Inteligência artificial também é um tema importante e influenciará muito ou consideravelmente estratégias e iniciativas das empresas em 2024, na opinião de 64% dos entrevistados. Há uma confiança ainda maior de que a inteligência artificial mudará a maneira de fazer marketing entre os anunciantes que pretendem aumentar os investimentos em mídia (80%).

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Penalty anuncia Damiano Sanna como seu novo gerente de marketing e relações esportivas

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Profissional tem passagem por multinacionais e acumula mais de 20 anos de experiência na área

A Penalty, tradicional marca brasileira de artigos esportivos fundada em 1970, acertou, nos últimos dias, a contratação de Damiano Sanna, que será o novo gerente de marketing e relações esportivas da empresa. O profissional atua há 24 anos na área e conta com passagem por companhias de renome, como Parmalat, BRF, BRMalls, GPA entre outras.
Na Penalty, Damiano será responsável por cuidar dos acordos comerciais que a companhia tem no âmbito esportivo – mais de 15, incluindo os patrocínios à Copa do Brasil e aos Brasileiros séries A e B, além das parcerias com a Federação Paulista de Futebol, Liga Nacional de Basquete, Magnus Futsal, Vôlei Renata e Bauru Basket. Também conduzirá todo o departamento de marketing, setor que engloba o gerenciamento das marcas e produtos, campanhas, redes sociais e eventos.
“É um grande orgulho trabalhar com uma marca tão tradicional e vitoriosa, em um segmento de mercado tão interessante e mágico que faz brilhar os olhos desde a menina de 8 anos, ao senhor de 80”, declara Damiano Sanna.
Há mais de duas décadas no setor, Sanna tem vasta experiência com planejamento estratégico, que também envolve posicionamento de marcas e produtos. Além disso, o novo gerente possui expertise em funil de inovação, plano de lançamento 360° e Trade Marketing.
Nos últimos anos, o profissional se dedicou ao varejo, com foco em estratégia, programas de fidelidade e omnicanalidade.

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