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Marketing

Marketing x Minimalismo por Gustavo Tait

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Gustavo Tait, especialista em marketing, nos traz informações de como o movimento minimalista irá transformar o mundo do marketing.

O mundo está ficando minimalista? A resposta é óbvia, ainda não e muito provável que nunca será.

Porém sem sombra de dúvidas, esse movimento é inevitável e em poucos anos chegará muito forte para contrabalancear o desequilíbrio consumista atual em que vivemos, ou seja, esse é um assunto que merece muita atenção para empresários e especialistas em marketing.

“Para muitos um vazio, para outros a liberdade” Esse é o resumo do que o minimalismo é capaz de gerar.

Mas vamos entender como o marketing se comporta atualmente e como deverá se comportar daqui para frente, para não ser engolido por esse novo movimento.

Primeiramente precisamos ter consciência que é o marketing o principal responsável pelo comportamento atual da sociedade, através de neurociência e muita tecnologia, as empresas a cada segundo, por meio de propagandas cada vez mais inteligentes, conseguem despertar nos consumidores a sensação de vazio, de que sempre está faltando algo, de que a vida nunca está boa o suficiente, de que somente comprando o produto x, ou y, a vida irá se transformar.

Porém quando adquirimos esses produtos, logo somos bombardeados com novas propagandas, dizendo que agora aquele produto x, ou y, que adquirimos, já não basta, que agora nossa felicidade e bem-estar somente será alcançada se também tivermos o produto z. E assim passamos nossa vida, sempre acumulando mais e mais coisas para tentar preencher um espaço que jamais conseguira ser preenchido com qualquer que seja o produto.

As pessoas estão ficando cada vez mais com casas cheias e com as almas vazias.

Transtornos psicológicos crescem a cada momento acompanhando o avanço da necessidade de consumo. Os meios de comunicação sociais com o avanço da internet, alavancaram de forma exponencial essa necessidade do ter, a inteligência artificial hoje é capaz de nos acertar precisamente na hora, momento e da forma perfeita para nos fazer de forma impensada comprar, comprar e comprar.

Bom, é nesse contexto que surge o movimento minimalista que vem ganhando força a cada dia em todo o mundo. Esse movimento prega o quão libertador é viver apenas com o necessário, o bom e o durável. Traz reflexões sobre todos nossos hábitos de consumo para que possamos perceber o real valor e necessidade de cada item que temos em nossas vidas.

Enquanto o marketing atual tem o objetivo de nos fazer primeiro comprar para depois pensar, o minimalismo nos convida a fazer algumas perguntas antes de qualquer ato de consumo.

Eu preciso realmente desse produto? Qual será a real utilidade deste produto? Qual será a durabilidade deste produto? O que mudará na minha vida a compra deste produto? Estou comprando esse produto para mostrar algo para alguém? Qual a manutenção necessária deste produto? Esse produto me trará custos recorrentes? Existe outras opções similares e mais econômicas e duráveis deste produto? Dentre infinitos questionamentos que podem ser feitos para realmente ter a certeza de que este produto realmente será de utilidade para sua vida.

Com todos esses questionamentos as pessoas “Minimalistas” acabam preenchendo suas vidas apenas de itens de extrema utilidade, gerando uma liberdade e paz inexplicável para os adeptos. A pressão por ganhar cada vez mais dinheiro para comprar cada vez mais coisas desaparece e a vida acaba ficando infinitamente mais simples.

É lógico que esse estilo de vida não é para todos, mas com certeza o meio do caminho e equilíbrio, com certeza é o modo mais saudável de se viver.

Com essas informações nas mãos, os profissionais de marketing terão um grande desafio de conseguir atingir esse nicho de mercado. É de responsabilidade do marketing levar aos empresários esse movimento do mercado, conscientizando as empresas que se elas não começarem a se adaptar a esse movimento, muito provavelmente vão perder um gigantesco nicho de consumidores em poucos anos.

Fazer produtos cada vez mais duráveis, com menos estampas e informações, visando a sustentabilidade e respeito ao ser humano é a receita básica para atingir em cheio esse público. Propagandas menos agressivas e mais humanizadas precisaram ganhar voz. E toda uma sistemática precisará ser revista dentro dos negócios.

Assim como a anos atras o mundo da alimentação saudável era apenas um pequeno movimento e hoje já se tornou um mercado de bilhões, o minimalismo está aí mostrando que chegou para ficar.

O desafio está lançado.

Gustavo Tait.

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Marketing

6 em cada 10 brasileiros LGBT relatam dificuldades em conseguir trabalho

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Seis em cada dez brasileiros LGBTQIAPN+ relatam dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, segundo dados da terceira edição do estudo do Oldversity, produzido pelo Grupo Croma. Por outro lado, 52% percebe que marcas e empresas têm se ajustado mais às suas necessidades.

Quatro em cada dez pessoas creem que as lojas estão mais preparadas para atender o público LGBTQIAPN+. A Natura possui o maior índice de aceitação, com 33%; O Boticário, segunda no ranking, com 12%. Globo e Avon possuem 6%.

Fonte: Veja

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Marketing

Anunciantes estão mais otimistas e atentos às inovações em 2024

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64% acreditam que a inteligência artificial influenciará estratégias de marketing e comunicação

A 5ª edição do estudo Bússola de Marketing, realizado pelo Grupo Croma, investiga os planos dos anunciantes para os investimentos em marketing e comunicação e identifica padrões e tendências na composição desses investimentos para um futuro próximo.

Com apoio institucional da ABA, ABAP, CENP e AMPRO, foram ouvidos 119 executivos da indústria, serviços e do varejo que têm a responsabilidade pela decisão ou que influenciam como será alocado o budget de marketing e comunicação das marcas.

“O estudo percorre um valioso caminho de entendimento sobre o que pensam os anunciantes, apresentando um balanço do mercado sobre as principais escolhas de 2023, identificando apostas para o melhor uso do orçamento e trazendo recomendações que possam orientar esses investimentos no desafiador e competitivo cenário brasileiro”, explica Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.

Os anunciantes estão confiantes e 53% declaram estar otimistas para investir neste ano, principalmente no varejo (63%). Mas, ainda assim, estão cientes de que isso só será possível se apostarem mais no digital. Em geral, pretendem equilibrar o quanto vão investir em mídia (50%) e em produção (50%). Nas grandes empresas, mídia recebe intenção média de 60% de alocação da verba em mídia.

Entrevistados afirmam que pretendem destinar cerca de 34% do budget de mídia no digital e outros 33% deverão ser alocados em promoções, patrocínios e eventos. Isto sugere que há uma complementaridade e potencialidade entre os canais. Microempresas se mostram ainda mais propensas a investirem no digital (40%). Corroborando esta perspectiva de otimismo, 50% afirmam que aumentarão os investimentos em marketing, comparado ao ano anterior e declaram que pretendem alocar mais investimento no digital (cerca de 41% do total).

Inovação é um tema relevante e destino de 45% do investimento. Entre os anunciantes do setor de serviços, o investimento pode chegar a 51%. 36% dos anunciantes acreditam que os recursos destinados à inovação serão utilizados para iniciativas na área de tecnologia. Esta parcela é ainda maior entre anunciantes do setor de indústria (47%). Além de tecnologia, outros 22% acreditam que também haverá mais investimento em inovação para ofertas de serviços das empresas. ESG recebeu apenas 3% da verba.

Inteligência artificial também é um tema importante e influenciará muito ou consideravelmente estratégias e iniciativas das empresas em 2024, na opinião de 64% dos entrevistados. Há uma confiança ainda maior de que a inteligência artificial mudará a maneira de fazer marketing entre os anunciantes que pretendem aumentar os investimentos em mídia (80%).

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Marketing

Penalty anuncia Damiano Sanna como seu novo gerente de marketing e relações esportivas

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Profissional tem passagem por multinacionais e acumula mais de 20 anos de experiência na área

A Penalty, tradicional marca brasileira de artigos esportivos fundada em 1970, acertou, nos últimos dias, a contratação de Damiano Sanna, que será o novo gerente de marketing e relações esportivas da empresa. O profissional atua há 24 anos na área e conta com passagem por companhias de renome, como Parmalat, BRF, BRMalls, GPA entre outras.
Na Penalty, Damiano será responsável por cuidar dos acordos comerciais que a companhia tem no âmbito esportivo – mais de 15, incluindo os patrocínios à Copa do Brasil e aos Brasileiros séries A e B, além das parcerias com a Federação Paulista de Futebol, Liga Nacional de Basquete, Magnus Futsal, Vôlei Renata e Bauru Basket. Também conduzirá todo o departamento de marketing, setor que engloba o gerenciamento das marcas e produtos, campanhas, redes sociais e eventos.
“É um grande orgulho trabalhar com uma marca tão tradicional e vitoriosa, em um segmento de mercado tão interessante e mágico que faz brilhar os olhos desde a menina de 8 anos, ao senhor de 80”, declara Damiano Sanna.
Há mais de duas décadas no setor, Sanna tem vasta experiência com planejamento estratégico, que também envolve posicionamento de marcas e produtos. Além disso, o novo gerente possui expertise em funil de inovação, plano de lançamento 360° e Trade Marketing.
Nos últimos anos, o profissional se dedicou ao varejo, com foco em estratégia, programas de fidelidade e omnicanalidade.

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