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Marketing

Marketing x Minimalismo por Gustavo Tait

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Gustavo Tait, especialista em marketing, nos traz informações de como o movimento minimalista irá transformar o mundo do marketing.

O mundo está ficando minimalista? A resposta é óbvia, ainda não e muito provável que nunca será.

Porém sem sombra de dúvidas, esse movimento é inevitável e em poucos anos chegará muito forte para contrabalancear o desequilíbrio consumista atual em que vivemos, ou seja, esse é um assunto que merece muita atenção para empresários e especialistas em marketing.

“Para muitos um vazio, para outros a liberdade” Esse é o resumo do que o minimalismo é capaz de gerar.

Mas vamos entender como o marketing se comporta atualmente e como deverá se comportar daqui para frente, para não ser engolido por esse novo movimento.

Primeiramente precisamos ter consciência que é o marketing o principal responsável pelo comportamento atual da sociedade, através de neurociência e muita tecnologia, as empresas a cada segundo, por meio de propagandas cada vez mais inteligentes, conseguem despertar nos consumidores a sensação de vazio, de que sempre está faltando algo, de que a vida nunca está boa o suficiente, de que somente comprando o produto x, ou y, a vida irá se transformar.

Porém quando adquirimos esses produtos, logo somos bombardeados com novas propagandas, dizendo que agora aquele produto x, ou y, que adquirimos, já não basta, que agora nossa felicidade e bem-estar somente será alcançada se também tivermos o produto z. E assim passamos nossa vida, sempre acumulando mais e mais coisas para tentar preencher um espaço que jamais conseguira ser preenchido com qualquer que seja o produto.

As pessoas estão ficando cada vez mais com casas cheias e com as almas vazias.

Transtornos psicológicos crescem a cada momento acompanhando o avanço da necessidade de consumo. Os meios de comunicação sociais com o avanço da internet, alavancaram de forma exponencial essa necessidade do ter, a inteligência artificial hoje é capaz de nos acertar precisamente na hora, momento e da forma perfeita para nos fazer de forma impensada comprar, comprar e comprar.

Bom, é nesse contexto que surge o movimento minimalista que vem ganhando força a cada dia em todo o mundo. Esse movimento prega o quão libertador é viver apenas com o necessário, o bom e o durável. Traz reflexões sobre todos nossos hábitos de consumo para que possamos perceber o real valor e necessidade de cada item que temos em nossas vidas.

Enquanto o marketing atual tem o objetivo de nos fazer primeiro comprar para depois pensar, o minimalismo nos convida a fazer algumas perguntas antes de qualquer ato de consumo.

Eu preciso realmente desse produto? Qual será a real utilidade deste produto? Qual será a durabilidade deste produto? O que mudará na minha vida a compra deste produto? Estou comprando esse produto para mostrar algo para alguém? Qual a manutenção necessária deste produto? Esse produto me trará custos recorrentes? Existe outras opções similares e mais econômicas e duráveis deste produto? Dentre infinitos questionamentos que podem ser feitos para realmente ter a certeza de que este produto realmente será de utilidade para sua vida.

Com todos esses questionamentos as pessoas “Minimalistas” acabam preenchendo suas vidas apenas de itens de extrema utilidade, gerando uma liberdade e paz inexplicável para os adeptos. A pressão por ganhar cada vez mais dinheiro para comprar cada vez mais coisas desaparece e a vida acaba ficando infinitamente mais simples.

É lógico que esse estilo de vida não é para todos, mas com certeza o meio do caminho e equilíbrio, com certeza é o modo mais saudável de se viver.

Com essas informações nas mãos, os profissionais de marketing terão um grande desafio de conseguir atingir esse nicho de mercado. É de responsabilidade do marketing levar aos empresários esse movimento do mercado, conscientizando as empresas que se elas não começarem a se adaptar a esse movimento, muito provavelmente vão perder um gigantesco nicho de consumidores em poucos anos.

Fazer produtos cada vez mais duráveis, com menos estampas e informações, visando a sustentabilidade e respeito ao ser humano é a receita básica para atingir em cheio esse público. Propagandas menos agressivas e mais humanizadas precisaram ganhar voz. E toda uma sistemática precisará ser revista dentro dos negócios.

Assim como a anos atras o mundo da alimentação saudável era apenas um pequeno movimento e hoje já se tornou um mercado de bilhões, o minimalismo está aí mostrando que chegou para ficar.

O desafio está lançado.

Gustavo Tait.

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião deste portal de noticias

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Marketing

Penalty anuncia Damiano Sanna como seu novo gerente de marketing e relações esportivas

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Profissional tem passagem por multinacionais e acumula mais de 20 anos de experiência na área

A Penalty, tradicional marca brasileira de artigos esportivos fundada em 1970, acertou, nos últimos dias, a contratação de Damiano Sanna, que será o novo gerente de marketing e relações esportivas da empresa. O profissional atua há 24 anos na área e conta com passagem por companhias de renome, como Parmalat, BRF, BRMalls, GPA entre outras.
Na Penalty, Damiano será responsável por cuidar dos acordos comerciais que a companhia tem no âmbito esportivo – mais de 15, incluindo os patrocínios à Copa do Brasil e aos Brasileiros séries A e B, além das parcerias com a Federação Paulista de Futebol, Liga Nacional de Basquete, Magnus Futsal, Vôlei Renata e Bauru Basket. Também conduzirá todo o departamento de marketing, setor que engloba o gerenciamento das marcas e produtos, campanhas, redes sociais e eventos.
“É um grande orgulho trabalhar com uma marca tão tradicional e vitoriosa, em um segmento de mercado tão interessante e mágico que faz brilhar os olhos desde a menina de 8 anos, ao senhor de 80”, declara Damiano Sanna.
Há mais de duas décadas no setor, Sanna tem vasta experiência com planejamento estratégico, que também envolve posicionamento de marcas e produtos. Além disso, o novo gerente possui expertise em funil de inovação, plano de lançamento 360° e Trade Marketing.
Nos últimos anos, o profissional se dedicou ao varejo, com foco em estratégia, programas de fidelidade e omnicanalidade.

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Esporte

Penalty inova nas cores em linha de tênis infantis

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A temporada de retorno às aulas já começou, e é essencial reconhecer o papel vital que bons materiais implicam na experiência educacional, seja pedagógicos ou extra curriculares, com destaque para os tênis escolares. Mais do que um simples acessório, os tênis representam um papel importante no conforto, segurança e desempenho dos alunos. Foi pensando nisso que a Penalty, marca esportiva fundada em São Paulo em 1970, decidiu lançar novas cores do tênis de futsal infantil Max200.

Confeccionado com materiais de alta qualidade, o Max200 proporciona um ótimo suporte aos pés em todas as atividades escolares e recreativas, atendendo às necessidades ativas dos pequenos, agora em cores vibrantes para que cada criança possa expressar a sua individualidade. Além da qualidade de seus produtos, a Penalty estabeleceu uma conexão afetiva única com seus consumidores ao longo dos anos, reforçando os  laços emocionais, proporcionando não apenas um produto excepcional, mas também revivendo memórias e experiências únicas compartilhadas com a marca.

O destaque fica por conta da entressola com a tecnologia Neo Cushion, proporcionando extremo conforto para crianças e adolescentes. Além disso, o uso da tecnologia Molix, clássica da linha Max, reforça nossa tradição em qualidade e durabilidade. Já a maciez é garantida através da construção do cabedal em micropower. Estamos muito orgulhosos em apresentar as novas cores de um calçado que combina inovação, conforto e estilo especialmente pensados para o público infantil” diz Paulo Gaspar, Gerente Executivo Comercial da Penalty.

A escolha de um tênis de qualidade para o retorno às aulas não é apenas uma decisão de moda, mas uma consideração prática que afeta diretamente o bem-estar e o desempenho das crianças. Além do MAX 200, a Penalty possui dezenas de modelos na linha infanto juvenil, proporcionando uma uniformização completa, caso esta seja a necessidade, com linha de confecção, equipamentos como luvas de goleiro, caneleiras, meiões, etc, deixando os pequenos prontos para a educação física e as atividades do dia.

A Penalty continua a inovar, oferecendo não apenas calçados, mas memórias inesquecíveis na trajetória estudantil. A linha Max 200 está disponível em lojas autorizadas, com as novas cores chegando ao mercado a partir da segunda quinzena de fevereiro.

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Marketing

Maior Fabricante de Azeitonas do Brasil, convida criador de conteúdos Vinicius Capeleto para ação de lançamento

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O criador de conteúdos digitais, Vinícius Capeleto, está com a Vale Fértil na grande campanha de lançamento de seu produto OLIVITO, azeitoninhas saudáveis, sem caroço, com menor teor de sódio, desenvolvidas especialmente para o público infantil.

Não é por acaso que a Vale Fértil é líder em vendas de azeitonas no Brasil, além de estar presente nas principais redes de varejo, atacados e distribuidores do país.
Sempre ouvindo atentamente o seu público, a marca se preocupou em atender as necessidades das mamães e a opinião das crianças sobre lanchinhos mais saudáveis, equilibrados e práticos para o dia a dia.

A Olivito é a resposta para todos esses desejos: são azeitonas em tamanhos menores, super saborosas, fonte rica de vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. O produto também leva o selo vegano e vem em pacotinhos de 30 gramas, uma excelente opção para a rotina escolar.
“Quando eu comi a Olivito eu gostei muito! Achei legal que elas cabem nos meus dedinhos, é gostoso. Eu adorei! Obrigado Vale Fértil relata”, diz Vinicius Capeleto, que recebeu os produtos antes do lançamento nos mercados.

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