As pessoas se confundem quando o assunto é comunicação. Muitas vezes, não sabem o que desejam comunicar, para quem vai servir a mensagem e principalmente, “para que” é importante falar sobre o assunto.
Por isso, antes de comunicar é preciso se conhecer. Por que digo isso? Se você, realmente se conhece, a sua comunicação será mais eficaz porque será a expressão da sua verdade.
A primeira frase que escuto, em mais de 80% dos casos,de quem me procura é: “Mônica não se falar!”. Sim, todossabem falar, têm muito conteúdo para oferecer. Talvez, não saibam se expressar corretamente e isso, gera a crença de que se comunicar é difícil e um processo doloroso.
As pessoas demoram a entender que a comunicação não é o que você expressa, mas sim, o que o outro entende. Os bloqueios para a fluidez fisiológica, tom de voz e conteúdo, na grande maioria das vezes, são emocionais e podem vir de fases antigas da vida.
A minha mentoria é baseada na PNL (Programação Neurolinguística), na Neurociência e em Mindfulness, então, antes de usarmos técnicas, ou qualquer metodologia da comunicação, o primeiro passo é entender as dificuldades com amplitude e junto com o mentorado, identificar de onde vieram e onde estão as travas e gatilhos.
Não adianta ensinar alguém a falar para uma multidão se a dificuldade não for ressignificada, a palestra pode até ficar boa, mas a sensação de vazio continuará presente.
A primeira dica que posso dar para uma comunicação assertiva é treinar a “escuta”. A escuta ativa é primordial para que você consiga conhecer a necessidade do outro. Ouça com atenção, cada palavra, cada respiração, cada mudança de tom. Desta maneira, você saberá, de fato, o que o interlocutor quer dizer, com total verdade.
Segunda dica, preste atenção nos gestos. A expressão corporal representa mais de 60% da comunicação. Seu chefe pode prometer um aumento de salário, mas os gestos dele podem dizer o contrário e no dia seguinte, demissão. Toda ação é calculada, nosso cérebro entrega nas expressões do corpo todas as programações que acontecem por sinapses (comunicação entre os neurônios). A boca diz uma coisa, mas o corpo pode expressar outra,completamente diferente. Saiba ler os sinais.
Terceira dica, antes de tentar convencer sobre alguma ideia, tenha certeza de que apresentará o pitch para a pessoa certa. Não adianta nada fazer um lindo discurso para quem não passará a mensagem à frente. Poupe energia e corra atrás de quem deve te ouvir.
Quarta dica, conheça bem o seu interlocutor. Saiba dos seus gostos, para qual time torce, se é casado, tem filho… nome do pet. Monte um verdadeiro dossiê e encontre gostos em comum. A empatia cria laços.
Quinta e última dica: Cuidado com o vocabulário! E eu não estou falando sobre regionalidade e cultura. Tenha cuidado com a língua portuguesa! Evite erros de conjugação verbal, principalmente. O domínio do idioma nativo é importante para a assertividade da conversa.
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