Cada rede social possui um perfil de seus usuários.
Atualmente, o Instagram é responsável por 56% das vendas geradas aos empreendedores e, sem dúvida, o veículo de maior poder para sucesso de vendas em escala, tendo mais de 1 bilhão de usuários mensais e 500 milhões de pessoas que diariamente acessam os stories, sendo pelo menos um terço deles a partir de empreendedores.
O Brasil é, atualmente, o terceiro no ranking de mais usuários, ficando atrás apenas da Índia e Estados Unidos, e o segundo maior quando falamos de público feminino na classificação mundial, ou seja, como pensar em empreender fora deste mundo!
Também podemos abordar a parte econômica e, a partir de um smartphone, ter seu próprio negócio com a filial em cada cidade que eu queira atingir e vender meu produto ou serviço, já que temos estratégias para estar em todos os locais que haja um consumidor independente de fronteiras e, em apenas um clique, transforma uma pequena idéia em uma empresa multinacional, onde antes seriam necessários anos de trabalho para acontecer e investimentos altíssimos de estrutura física e humana.
Devido a algumas regras e diretrizes do Instagram, sempre será a partir dele que iremos direcionar a outras redes. Vale lembrar que o Instagram, Twiter, Facebook e WhatsApp pertencem ao mesmo grupo de empresas, onde o que é feito entre eles seguem as mesmas diretrizes e possibilitam uma unicidade de trabalho através do aplicativo
BUSINESS SUITE, que facilita totalmente o trabalho possibilitando agendamento e outras vantagens, como dicas de hashtags mais utilizadas.
Porém, é unanime a dificuldade recorrente do crescimento entre 95% dos empreendedores a partir da utilização de uma única plataforma, sendo fundamental a integração da divulgação em diversas redes para construir uma rede de publicidades provocando este crescimento.
Uma grande estratégia a ser aplicada é que os empreendedores postem no Instagram e utilizem o link da postagem para publicarem em todos os grupos de Facebook onde já estão separados por nichos e podem ter um impacto maior de seguidores transformados em clientes. Estudos comprovam que para um cliente finalizar uma compra e passar a te seguir com o interesse necessário, o mesmo tem acesso e visibilidade a no mínimo 7 posts antes desta ação, onde a constância e relevância são fundamentais até mesmo devido ao número de posts diários que todos tem acessos.
O Facebook, que antes passou a ser vista como uma rede social apenas para relacionamentos e chegou a ser popularmente chamado de Facebook da fama, por apenas ser usado para fins pessoais foi incentivado ao Instagram a ser evidenciado pelos grupos lá existentes. Desta forma, torna-se um grande captador de públicos, tendo a grande função de fazer a separação e trazer pronto os grupos de pessoas que tenham interesse ao seu nicho, que é o sonho de captação do empreendedor no Instagram e pode ser facilmente solucionado com a publicação do link inicial.
O Whatsapp, neste momento, é a ferramenta que mais aproxima e efetiva os contatos mais próximos entre empreendedores e clientes. Mas também passa por alterações como todas as redes do grupo, trazendo a possibilidade de pagamentos pela própria plataforma quando utilizada no modelo Whatsapp Business e dentro de poucos dias no Brasil, o acesso do mesmo número em até 4 aparelhos, facilitando assim a organização de atendimento por diversos integrantes da mesma empresa com mais agilidade. A exposição do catálogo de produtos já disponível que personaliza cada vez mais o uso desta rede como uma verdadeira loja virtual sem taxas, e de uma forma ativa e rápida fidelizando cada vez mais a dependência de seus usuários.
O Linkedin é a plataforma que abrange o meio corporativo e deve ser utilizada se seu negócio é conhecido e tratado no meio empresarial como B2B Business to Business, ou seja, tenha uma venda mais direta a empresas, também bastante relevante para que prestadores de serviços estejam expostos ou produtos direcionados a quem busca seu próprio negócio, já que inclui um grande número de pessoas procurando oportunidades de emprego.
Email ou email marketing, embora não seja mais um hábito diário é tão corriqueiro dentro do dia dos consumidores. Não podemos esquecer que existem perfis mais conservadores que utilizam esta via, principalmente os nichos que incluem usuários com uma idade um pouco mais avançada e pessoas ainda resistem a redes sociais.
Youtube continua sendo a primeira plataforma que adotou a monetização por conteúdos e desta forma passou a ser a principal entre conteúdos que trazem algum tipo de ensinamento, e a parir de mil usuários ou 4 horas de conteúdos já conta com retribuições e um nível de visibilidade representativa.
O TikTok é o vencedor de downloads de junho/2021 na versão mais direcionada ao entretenimento, mas já invadida pelos empreendedores que sempre viabilizam uma forma divertida em divulgar seus produtos, e vem diretamente brigando com o Instagram seguidos de kwai com a mesma proposta e prometendo ganhos aos criadores de conteúdo.
Desta forma, podemos analisar que cada uma possui vantagens e desvantagens, mas mais importante que isto, usuários com emoções que podem ser ativadas destro de cada forma de explanação para ser seu cliente, tendo o cuidado apenas de saber o que falar, como falar e com quem falar e, em uma união entre todas de forma organizada, o sucesso torna-se mais próximo e rápido.
Lembrando a importância de frequentar páginas que tragam em tempo real as últimas alterações e novidades entre todas as redes adequando ao melhor método de trabalho, siga agora mesmo a página do Instagram @camilasilveiraoficial.