No Brasil, os podcasts estão em ascensão e a tendência é que, nos próximos anos, mais e mais programas surjam.
Atenção, ouvintes (ou neste caso, leitores)!
Ficar sintonizado nas tendências é fundamental se deseja crescer no mercado, para que sua marca se mantenha atualizada com as mudanças de comportamento do público, estar presente onde a atenção esta.
Podcasts são uma nova forma de transmissão de conteúdo através de áudio online. Pense neles como um programa de rádio, em que os episódios ficam gravados e podem ser ouvidos quando o público quiser nas plataformas de streaming onde estiverem disponíveistendo normalmente a possibilidade de áudio .
Geralmente, possuem tema recorrente como por exemplo: política, entretenimento, ensino, economia, cultura e muito mais. Os assuntos escolhidos são aqueles que despertam uma identificação maior em determinado público, que busca um material específico sobre esses tópicos.
Sobre a duração de tempo de cada episódio não existe muito uma regra definida. Enquanto alguns podcastsoptam por episódios com cerca de 2 horas, outros podem ter até 3 minutos de duração.
No Brasil, esse modelo de conteúdo está em ascensão e a tendência é que, nos próximos anos, mais e mais programas surjam. Isso deve-se ao fato de que, diferentemente dos programas de rádio, os podcastspodem ser ouvidos a qualquer hora e em diversos dispositivos diferentes.
Segundo dados divulgados pelo Spotify, de janeiro anovembro, o consumo de podcasts em sua plataforma cresceu 21% ao mês.
Uma forma simples das empresas embarcarem nessa nova tendência é disponibilizarem o conteúdo do blog em forma de áudio. Além de dar mais acessibilidade à publicação, o conteúdo da sua marca fica também disponível em outras plataformas, podendo alcançar ainda mais pessoas.
Outra opção é buscar um podcast com a audiência que deseja atingir para fazer propaganda da sua marca. Procure o conteúdo com que seu público mais se identifica e veja formas de anunciar no programa e mostrar ao mundo quem você é profissionalmente, não existe um crescimento atual sem pertencer a todas as possibilidades de inovação
COMO GRAVAR UM PODCAST
Para quem tem interesse em começar a planejar, gravar, editar, publicar um podcast e distribuir o seu conteúdo online é muito fácil! E você só precisa de poucas coisas para começar.
Confira as dicas:
ESCOLHA SUA PLATAFORMA
Já existem muitas plataformas disponíveis para você fazer o upload do seu podcast. Muitos até gratuitos, tanto para o criador de conteúdos quanto para o ouvinte. O Soundcloud, Spotify, Deezer, Castbox, PodeBean e Stitcher Radio são alguns exemplos de plataformas disponíveis (em iOs e Android) para fazer o upload do seu podcast.
FOQUE NO QUE IMPORTA
Não é preciso uma superprodução ou ter equipamentos caros para começar o seu podcast. Foque em fazer algo simples, mas com um conteúdo relevante para atrair o público. Só fique atento à qualidade do áudio, se está claro, sem ruídos ou interferências sonoras.
PLANEJE O CONTEÚDO
Ser espontâneo é uma coisa positiva, mas tenha sempre um roteiro com tópicos do que vai falar para não se perder e acabar fugindo do tema proposto. Escolha um assunto que irá prender a audiência do podcast, mesmo que ela esteja realizando outra atividade em conjunto, como dirigir, lavar a louça ou malhar.
Atualmente, existe uma variedade de podcasts disponíveis sobre diversos temas e nunca é tarde para começar! Gostou de saber o que é podcast? Não perca tempo em usar essa ideia para promover o seu negócio!